Bancários denunciam que Santander quer cortar mais empregos

O Sindicato dos Bancários de São Paulo vem recebendo denúncias de que ocorrerão mais reduções de postos de trabalho em agências do Santander. Segundo informações passadas por bancários, o novo alvo do banco são as agências de porte A. As reduções de quadros de funcionários em agências de porte C, D e E têm sido comuns no último semestre.
Nessas reduções, alguns funcionários foram remanejados; outros, demitidos. Segundo relatos, o banco já comunicou que as agências de porte A terão de reduzir o quadro para um padrão: dois coordenadores, quatro caixas e dois gerentes por segmento. Hoje essas agências possuem quatro coordenadores, seis caixas e três gerentes por segmento.
Apenas no último trimestre, o Santander fechou 1.782 postos de trabalho. No primeiro semestre de 2013, já foram fechados 2.290 postos de trabalho. Em relação ao seu quadro em junho de 2012, a redução foi de 3.216 funcionários. Além disso, a rede de atendimento também foi reduzida: foram fechadas 12 agências, 238 caixas eletrônicos e 19 postos de atendimento bancários (PABs).
O Santander teve lucro l íquido gerencial de R$ 2,929 bilhões no primeiro semestre, segundo balanço divulgado pela instituição financeira. O Brasil continua sendo o responsável pela maior fatia do lucro mundial do banco espanhol, com 25% de participação no resultado total do grupo.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content