Bancários de Piracicaba faz levantamento sobre os desligamentos ocorridos em 2012 na base

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região fez um levantamento sobre os desligamentos ocorridos na base no ano de 2012. Dos 166 ocorridos ano passado, o Itaú ficou em primeiro lugar demitindo 48 bancários e sendo o responsável por 28,9% do total de demissões. Em segundo lugar ficou o Santander, que demitiu 39 bancários o que representa 23,5% do total e em terceiro o Bradesco, com 23 demissões (13,8%). O único banco que não contabilizou desligamento foi o Mercantil do Brasil.
Um dado que chamou a atenção foi a rotatividade aplicada no banco Safra, que chegou a 81%, já que o quadro de funcionários do banco é de 16 e os desligamentos chegaram a 13. Quanto ao Banco do Brasil nenhum dos 13 desligamentos se deu por iniciativa do banco. No entanto, segundo o vereador e presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, José Antonio Fernandes Paiva, a de se estudar o porquê de os colegas não quererem mais trabalhar no BB. “;O mesmo tem ocorrido com a CEF (Caixa Econômica Federal), que teve 12 bancários desligados. Tais dados preocupam, pois algo está ocorrendo para que os bancários não queiram mais trabalhar nos bancos públicos “;, enfatiza.
No restante dos bancos os desligamentos foram: HSBC (6), Cooperativa (5), Luso Brasileiro (3), Citibank (2), Votorantim (1), Banco Alfa (1), que somados representam 10,6% das demissões.
Com esses dados fica evidente que os três maiores bancos privados estão demitindo seus funcionários sem justa causa e num volume acima da média. Grande parte das demissões recai sobre os cargos de gerente e funcionários com mais de 10 anos de banco. (Veja tabela).
Segundo Paiva, quanto aos bancos públicos verifica-se que o perfil de relacionamento pessoal ou de gestão de pessoas alterou-se ao ponto de os colegas estarem deixando o banco por iniciativa própria. “;No BB dados comprovam que os homens que pediram para sair são o dobro das mulheres e na CEF, as mulheres que pediram para sair representa o dobros dos homens. “;

Fernanda Moraes (28.535)
Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content