Auxílio-Educação agora no Unibanco

Companheiro Paiva, presidente do nosso sindicato, esteve hoje, 20 de dezembro, em São Paulo, confirmando mais uma conquista para os bancários, desta vez do Unibanco.
Depois de muita negociação, Sindicato dos Bancários conquista mil bolsas de estudo aos trabalhadores
Foram várias rodadas de negociação, mas finalmente, na manhã da quarta-feira, dia 19, o Sindicato e a Contraf-CUT conquistaram junto à direção do Unibanco o aux ílio-educação para os trabalhadores da instituição financeira.
A proposta do banco é a concessão de mil bolsas aos bancários para a primeira graduação. A instituição de ensino deverá ter, no m ínimo, nota 3 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O aux ílio-educação corresponderá a 50% do valor da mensalidade, com teto de R$ 320, e podem concorrer às bolsas todos os funcionários do Unibanco que tenham, no m ínimo, seis meses de empresa e estejam na ativa no ato da solicitação.
Caso a procura ultrapasse o número de bolsas oferecido, haverá critério social de desempate: estar matriculado no curso, a menor renda, maior número de dependentes e maior tempo de banco.
Os bancários interessados devem fazer a inscrição entre os dias 2 e 20 de janeiro.
O Sindicato solicitou que os outros empregados do grupo também recebam o aux ílio e, durante a reunião, o Unibanco informou que isso irá acontecer.
Para os dirigentes sindicais, a proposta é positiva, mas pode ser melhorada. O percentual da mensalidade de 50% pode ser ampliado e o banco também deveria reembolsar a matr ícula. A direção do Unibanco ficou de dar uma resposta às reivindicações em nova reunião na sexta-feira, dia 21, às 16h.
“;A negociação trouxe um saldo positivo aos trabalhadores e demonstra a importância do processo negocial permanente entre patrões e empregados. As bolsas ajudarão o bancário a ter uma melhor qualificação, o que beneficia também o banco “;, diz Odair Balione da COE Unibanco.
Banco a banco -; O aux ílio-educação é uma das mais antigas reivindicações da categoria. A federação dos bancos (Fenaban), ano a ano, nega-se a incluir o tema na convenção de trabalho dos bancários.
“;Por meio da negociação banco a banco, temos conquistado o aux ílio-educação em várias instituições. O Unibanco é mais um banco que entende a necessidade de valorizar seus trabalhadores. O aux ílio já é uma realidade para quase toda a categoria “;, avalia o presidente do Sindicato, José Antonio Fernandes Paiva.
Antes do Unibanco, o Santander, Itaú, HSBC, Real ABN, Safra, Banco do Brasil e Caixa Federal já pagavam bolsas a seus trabalhadores. Entre os maiores bancos, falta apenas o Bradesco -; que tem negociação sobre o tema nesta sexta, dia 21 -; atender à reivindicação do Sindicato.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content