Ato em defesa da Caixa Econômica Federal

A direção da Caixa Econômica Federal anunciou um processo de reestruturação, (leia-se destruição) para privatizar os principais serviços oferecidos pela CEF. Ou seja, deixar o lucro que hoje é investido em várias ações sociais para o setor privado.

Contra essa medida, atos estão sendo realizados por todo o Pa ís nesta quinta-feira, 13. Em Piracicaba, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região e funcionários da CEF realizaram manifestação na frente da agência centro, na Praça José Bonifácio.

FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que financia prioritariamente estudantes de cursos de graduação em todo o pa ís. A Caixa é principal agente do FIES.

A modalidade I, direcionada aos alunos que possuem renda de até 03 salários m ínimos, é operada com exclusividade pela Caixa. Quase 3 milhões de estudantes participaram do Fies nos últimos 10 anos.

FGTS – A Caixa assumiu o papel de Agente Operador do FGTS em 1990.

Nesses 30 anos realizou sonhos e assumiu compromissos com o trabalhador. O FGTS financiou mais de 7 milhões de unidades habitacionais, tendo gerado mais de 23 milhões de empregos. Mais de R$ 1 trilhão em recursos foram sacados pelos trabalhadores. Somente uma instituição como a Caixa pode promover o maior pagamento da história.

Repasses sociais das loterias – Em 1962, a União tornou a Caixa responsável por gerir, explorar e comercializar os jogos lotéricos. Desde então, cabe à Caixa repassar ao Governo Federal parte da arrecadação com as apostas para os beneficiários legais.

O Repasse Social é a atividade fim das Loterias Caixa. Os valores são redistribu ídos para investimento no pa ís em áreas como Saúde, Educação, Segurança, Esportes, entre outros.

Além de alimentar o sonho de milhões de apostadores, as Loterias da Caixa constituem uma importante fonte de recursos para fomentar o desenvolvimento social do Brasil.

Quase metade do total arrecadado com os jogos, incluindo o percentual destinado a t ítulo de Imposto de Renda, é repassado para investimento nas áreas prioritárias. Em 2018 a Caixa repassou R$ 6.579.217.000,00 ao Governo Federal.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content