Os diretores do SINDBAN realizaram fiscalização da temperatura da agência Jardim Pérola da Caixa Federal (2884), em Santa Bárbara d´Oeste, na manhã desta sexta-feira, por causa de problemas no ar-condicionado no local, que foram relatados por meio de denúncias. O Sindicato mantém a campanha “;Sem ar não tem clima para trabalhar “;, que tem por objetivo garantir a saúde dos trabalhadores e a qualidade do atendimento dos clientes.
Participaram da vistoria os dirigentes Francisco Carlos Baldo e Maur ício Nobre Vieira Junior. Segundo Maur ício, os reclamantes relatavam desconforto com a temperatura elevada dentro da agência, o que estava prejudicando o bem-estar no trabalho. “;Durante a fiscalização, a temperatura estava em 26 a 28 graus, mas a Norma define entre 20e 22 graus. Conversamos com o gerente e serão colocados dois ventiladores e o reparo no motor do ar-condicionado também foi providenciado para terça-feira. O equipamento está com apenas 50% da capacidade “;, diz Maur ício.
De acordo com a NR-17 (Norma Regulamentadora), as condições ambientais de trabalho devem estar adequadas às caracter ísticas psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Pela norma,índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus cent ígrados).
“;Diante do quadro, notificamos o gerente geral sobre a situação e que em uma próxima intervenção seria feito o fechamento da agência até que o problema fosse solucionado “;, disse Maur ício.