Acessibilidade: Bancos começam a se adequar após mapeamento do SindBan

24/02/2017 – 17h50

Projeto ‘Bancário Eficiente’ revelou a falta de acessibilidade das agências bancárias de Piracicaba

Na manhã desta quinta-feira (23), o presidente do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, e as diretoras Let ícia Françoso, Teresinha Altarugio e Marcia Regina Guedes se reuniram com representantes do banco Safra, para verificar as modificações de acessibilidade feitas na agência, após o projeto ‘Bancário Eficiente’, realizado pelo SindBan, apresentar a falta de preparo no atendimento das pessoas com deficiência.

6,2 % da população brasileira possui algum tipo de deficiência, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat ística). Milhões de pessoas que enfrentam a falta de acessibilidade das cidades brasileiras diariamente. Milhões de pessoas que fazem parte da população economicamente ativa do pa ís, mas não conseguem autonomia para cuidar das suas finanças, pois os bancos também não estão preparados f ísica e humanamente para recebe-los.

Em Piracicaba, por exemplo, nenhuma das 68 agências visitadas pelo projeto atendeu todos os pontos previstos no Manual de Acessibilidade Para Agências Bancárias, realizado pela Febraban (Federação Nacional dos Bancos). Segundo a diretora de assuntos da pessoa com deficiência, Let ícia Françoso, a maioria dos bancos só contratam pessoas com deficiência para preencher a cota prevista em Lei, não estão preocupados com a estrutura cedida para esse funcionário.

“;Não existe adaptação e acessibilidade para funcionários e clientes. Os bancos contratam pela deficiência, para não serem punidos, e não pela capacidade profissional destes bancários. Fico muito feliz que o nosso projeto está dando resultados e os bancos estão se conscientizando para atender um público que quer autonomia para cuidar da sua conta bancária “;, comentou a diretora.

A agência agora conta com piso tátil, mesa de atendimento com sinalização e equipamentos preparados, horário de funcionamento e mapa da agência em braile, banheiro adaptado e contrato em braile para abertura de conta corrente sob demanda. Segundo Let ícia, o fato da agência não atender um número grande de clientes, por ser focado no atendimento de pessoa jur ídica, fez com que as pontuações de modificações fossem menores.

“;Como o atendimento ao público é baixo, colocamos os pontos fundamentais para as modificações, mas há coisas que precisam ser estabelecidas em todos os bancos, como a importância do curso de libras para que os bancários consigam atender as pessoas surdas “;, explicou.

Segundo o diretor de Relações Sindicais do banco Safra, José Hamilton Campos, é muito importante que a instituição mantenha uma parceria com o sindicato para que todas as melhorias sejam realizadas. “;é a primeira vez que eu vejo um sindicato que dedica uma secretaria voltada apenas para a pessoa com deficiência, o SindBan é pioneiro e como representantes do banco temos a missão de escutar o que é necessário ser modificado “;, comentou.

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