Colorindo o Túnel da Memória 2012 é a mostra cultural que começa oficialmente amanhã, dia 15, às 9h, na sede do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. As obras são dos pacientes do Caps II (Centro de Atendimento Psicossocial) e a exposição é aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, até o dia 31 de maio. O Sindicato dos Bancários fica na rua XV de Novembro, 549, no Centro.
São 25 obras espalhadas pelas dependências do Sindicato, confeccionadas por Daniel Assis dos Santos, Carlos Alberto Hilário, Joceli dos Santos Matteucci, Alex Sandro Shiraga, Ivanildo Donizete de Farias, Márcio Martins de Souza, Rosalina de Mello Vieira, Simão Bernardo da Costa e Virg ínia Gimenez Galbo.
Esta é a segunda vez que os pacientes do Caps expõem seus trabalhos no Sindicato dos Bancários. De acordo com o presidente da entidade, José Antonio Fernandes Paiva, a primeira exposição motivou um importante diálogo na Câmara de Vereadores em que se discutiu a forma como a saúde mental é tratada pelo munic ípio. “;Piracicaba necessita avançar na maneira de como tratar esses pacientes. Em Campinas, por exemplo, a fam ília precisa se adaptar ao tratamento para que o resultado seja satisfatório “;, ressaltou.
Há quase uma década, o Sindicato dos Bancários socializa o espaço da sede para as manifestações art ísticas da cidade. De acordo com a diretora de cultura Sandra Oliva Stefanovitz, essa atitude é uma forma de dar oportunidade aos artistas da cidade que não encontram locais para expor suas obras. “;Nosso sindicato é aberto para a comunidade. Basta nos procurar que agendamos a exposição “;, disse.
Caps -; O CAPS II é uma unidade de Saúde Mental de Piracicaba, que atende portadores adultos de sofrimentos ps íquicos, que necessitam de atendimento intensivo. A unidade conta com uma equipe formada por médicos, psicólogos, assistente social, terapeutas ocupacionais, artista plástico e enfermeiros. Há cadastrados mais de 8000 prontuários no serviço, e aproximadamente 300 usuários frequentam o local semanalmente .
Na unidade são realizadas atividades terapêuticas (art ísticas, esportivas, musicais, corporais etc), além de passeios, festas e viagens programadas anualmente. O objetivo é evitar a cronificação de sintomas e a evolução da doença, na busca da inclusão social, do resgate da cidadania e da participação na comunidade.
A Oficina de Pintura funciona desde 2009 dentro do Caps e oferece aos usuários que manifestam interesse e habilidade, uma chance de desenvolverem um trabalho art ístico próprio. São pessoas que não frequentaram cursos de desenho e pintura, porém com uma intensa capacidade criativa e necessidade/vontade de produzir.
Dia 18 de maio é comemorado o Dia da Luta Anti Manicomial, que simplificadamente significa comemorar que os sujeitos portadores de transtornos mentais possam tratar-se em equipamentos de saúde adequados as suas necessidades, possam ser vistos como cidadãos com capacidade produtiva, e não exclu ídos socialmente.
Fernanda Moraes – MTB. 28535
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região
Fone: (19) 3417- 1350 / 9171-7716