Sindban promove seminário sobre reestruturação do BB
Fechamento de agências e aposentadoria incentivada são medidas de maior visibilidade. Mas as mudanças vão muito além.
Uma das not ícias de maior impacto à categoria bancária, anunciada pelo Banco do Brasil, será tema de plenária nesta terça-feira, às 18 horas, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. A reestruturação do Banco do Brasil envolve de incentivo à aposentadorias ao fechamento de agências bancárias, pouco mais de 400 em todo pa ís, sendo três em Piracicaba.
Jeferson Boava, vice-diretor financeiro do Sindicato dos Bancários de Campinas e membro da comissão de negociação dos funcionários do Banco do Brasil traz esclarecimentos do plano de estruturação em evento aberto a sócios e não sócios do Sindban Piracicaba. “;Boava é um dos nossos melhores quadros e que tem participado diretamente de todas as reuniões e discussões poss íveis sobre a reestruturação “;, aponta José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindban Piracicaba. Boava é vice-presidente da Federação dos Bancários dos estados de São Paulo e Matogrosso do Sul, entidade da qual Paiva é também vice-presidente.
Desde que anunciado, em um domingo no programa Fantástico, sem nenhuma prévia discussão com as entidades sindicais representativas dos bancários, o Plano de Reestruturação do Banco do Brasil tem gerado dúvidas e apreensões na categoria. Os incentivos à aposentadoria, inclusos no Programa Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), diferem conforme o tempo de atuação no banco para cada trabalhador, razão pela qual a plenária deve abrir espaços para a consulta dos bancários. “;O Plano é amplo e queremos levar aos bancários do Banco do Brasil todas as informações poss íveis que estamos reunindo. A decisão do trabalhador precisa ser fundamentada e o papel do sindicato é auxiliar neste processo “;, afirmou Paiva.
Além do evidente aspecto da economia e ampliação dos lucros que motivam a reestruturação, o Sindban quer ampliar a discussão quanto ao papel do Banco do Brasil, enquanto agente de fomento de projetos sociais, de apoio ao cidadão e principalmente ao produtor. “;Diferente de bancos privados, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal devem ser defendidos por darem condições aos brasileiros de realizarem sonhos, como a casa própria, em condições mais acess íveis “;, explicou.
MOBILIZAçõES -; Na semana passada, o Sindban integrou ações orquestradas em todo pa ís contra o Plano de Reestruturação do Banco Brasil. Após o dia do preto, em que os bancários foram convocados a vestirem roupas pretas, o Sindban esteve em todas as agências do Banco do Brasil da sua base de atuação, Piracicaba, Cerquinho, Rio das Pedras, Tietê e Laranjal Paulista, levando informações.
Para Paiva, a instituição pretende reduzir drasticamente o número de servidores, acentuando a precarização do atendimento e das condições de trabalho dos bancários. “;O Sindban vai permanecer em vig ília permanente para informar os bancários, com plantões e ações. Também vamos dialogar com os clientes, outra ponta prejudicada neste processo “;, disse. O Procon do Maranhão conseguiu liminar barrando o fechamento nas agências no Estado. “;Não estão descartadas ações neste sentido “;, finalizou.