Diretoria do SINDBAN Piracicaba na reunião do CONESPI

Em reunião o Conespi, diretores do Sindban relatam atividades

Teresinha Altarugio, Chico Baldo, Kariny Sarruge Milanez Paiva, Cice Parizoto relatam resultados da ação sindical informativa sobre a PEC 241 (55)

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região participou nesta segunda-feira (21/11) de reunião ordinária do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), cuja pauta previa definir ações de fechamento do ano, discutir o momento atual no aspecto econômico e relatar as ações recentes das entidades diante da pauta nacional que envolve preju ízos aos trabalhadores. A ação promovida pelo Sindban no dia 11 de novembro, em diversas agências bancárias da base da entidade denunciando os efeitos da PEC 241 foi destaque.

As discussões da reunião ordinária convergiram para a necessidade de unidade dos sindicatos do Conespi, num momento em que se acumulam as ações do governo federal no sentido de retirada de direitos dos trabalhadores. A terceirização, a reforma da previdência, a reforma trabalhista e vários projetos de lei que tramitam no Congresso (Câmara dos Deputados e Senado Federal) são ameaças aos trabalhadores e até mesmo à representação sindical.

Para os dirigentes, intensificar a atuação unificada, como sempre foi uma caracter ística do Conespi é primordial. Diante do consenso, foi agendado para o dia 25 de Novembro, Dia Nacional de Lutas contra as reformas gerais que atingem à classe trabalhadora, um ato unificado para denúncia dos riscos.

Juventude -; Outro aspecto analisado pelos dirigentes sindicais foi quanto a atuação do Conselho a fim de levar à juventude a importância dos sindicatos e da defesa dos direitos trabalhistas exercidos por eles. O Conespi inicia já em dezembro a elaboração de um projeto que poderá buscar parcerias com entidades de educação e levar aos estudantes a história do sindicalismo e a importância dos sindicatos na construção de uma sociedade igualitária.

Os sindicalistas ainda discutiram as ações ocorridas no dia 11 de novembro, em que ficou definido que cada sindicato atuaria em suas bases. A diretora Cice Parizoto, do Sindban em diversas agências de Piracicaba e em cidades da região de sua base, dialogando com bancários e clientes do sistema financeiro sobre os efeitos da PEC 241.

A emenda constitucional que tramitou até pouco tempo na Câmara dos Deputados está agora no Senado, sob o número 55, congela investimentos em diversas áreas sociais. “;Nós tivemos a oportunidade de esclarecer o conteúdo e percebemos que poucos realmente sabem o que esta PEC representa. Conseguimos levar informação também aos mais jovens, que se demonstraram mui interessados, “; afirmou a diretora.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content