A presidenta do SindBan, Angela Ulices Savian e os diretores Let ícia Françoso e Marcelo Abrahão, participaram nesta quarta-feira (27), da Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades, que priorizou o debate sobre PCDs (Pessoas com Deficiência), na Febraban, em São Paulo.
Na pauta, PCDs: Ascensão, Inclusão e Acessibilidade, o debate promoveu a explanação de temas importantes como espaços acess íveis, e as ferramentas utilizadas para inclusão das pessoas com deficiência.
A diretora Let ícia, militante da causa, acredita que a reunião foi produtiva, porém, afirmou o que já era esperado: o sistema bancário não cumpre a cota de no m ínimo 5% de pessoas com deficiência no quadro de trabalhadores. “;Mostraram que a cota está em 4%, mas o SindBan pediu que estes dados sejam apresentados por amostragem, pois sabemos que existem bancos que não cumprem nem 2% “;, diz.
Na oportunidade, Let ícia aproveitou para relatar a experiência com o mapeamento de 67 agências em Piracicaba, sobre acessibilidade e inclusão, realizada pelo SindBan, nas agências bancárias de Piracicaba. “;Mostrei que o monitoramento que eles mostraram não existe. Existem PCDs contratados há mais de 10 anos e nunca tiveram uma promoção “;, relata.
Let ícia aproveitou a ocasião para questionar a Febraban. “;As pessoas com deficiência podem desenvolver bem seu trabalho e se destacar. Mas qual a motivação do PCD em mostrar cada vez mais sua capacidade, sendo que os próprios bancos a torna incapaz? “;, interroga.
A próxima reunião da Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades ocorrerá em novembro deste ano.