O esp írito ol ímpico é capaz de despertar as atitudes mais dignas. Superação, companheirismo, humanidade, altru ísmo. Mas lamentavelmente esse clima não contagiou o Bradesco, mesmo sendo a instituição financeira patrocinadora oficial dos Jogos Ol ímpicos Rio 2016.
O banco lucrou quase R$ 21,9 bilhões nos últimos 15 meses e cortou 3.581 postos de trabalho entre março de 2015 e março de 2016.
Diante desse cenário revoltante -; mas infelizmente t ípico no setor bancário -; os bancários de São Paulo protestaram contra o corte de empregos na quinta-feira (21). E o momento não poderia ter sido mais adequado: durante a passagem da tocha ol ímpica, em Osasco, na Grande São Paulo.
Mas toda a parafernália armada pelo Bradesco para justificar o patroc ínio milionário não convenceu muito os bancários, que estão mais preocupados com as demissões do que com os jogos ol ímpicos.
“;Todo dia é um dando tchau “;, relatou um funcionário. “;Mês passado mandaram três embora e quem ficou acabou acumulando o trabalho “;, emenda. “;Podiam pegar todo esse dinheiro que gastaram com esse circo e contratar mais gente para dar conta do trabalho “;, acrescentou um colega.
E não foi pouco o valor desembolsado. Segundo a agência de not ícias norte-americana Bloomberg, o Bradesco pagou US$ 300 milhões para ser o único banco a explorar a marca dos Jogos Ol ímpicos Rio 2016. Junto com a Coca-Cola e a Nissan, o Bradesco gastou outros R$ 500 milhões, ainda segundo a Bloomberg, para bancar o revezamento da tocha ol ímpica pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.