Sindicato presente em encontro sobre inclusão em Piracicaba

Na manhã de terça-feira (7), os diretores Let ícia Françoso e César Nascimento estiveram no Encontro Praticando a Inclusão no Mundo do Trabalho, no Teatro Erot ídes de Campos, em Piracicaba. Evento foi realização do Comitê de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (Comit-PCD), o qual os diretores fazem parte.

O objetivo do evento foi promover a sensibilização da sociedade em geral e dos empregadores, em particular, acerca das pol íticas públicas e práticas de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, criar mecanismos para o atendimento à Lei Federal nº 8.213/91, que prevê a contratação de pessoas com deficiência ou reabilitados em um percentual de 2% a 5% do quadro total de funcionários e a promoção e a inserção profissional em condições adequadas e a observância dos programas de apoio à pessoa com deficiência.

Para o diretor César Nascimento, o encontro foi muito proveitoso e reflexivo “;Foram abordados casos muitas vezes impercept íveis, que levaram o público presente à reflexão e as empresas a não apenas cumprirem a Lei de Cotas, mas também lançarem olhar amplo para a pessoa com deficiência, que pode exercer um papel tão bom quanto qualquer outra pessoa. “;

Programação – A abertura do evento foi realizada pela Drª Emmanuelle Alkmin (Advogada; Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura do Munic ípio de Campinas -; SP), que bordou o tema Lei Brasileira de Inclusão.

Segundo a diretora Let ícia Françoso, a advogada, que é cega, palestrou divinamente em cima do palco, detalhe de Salto e bengala. “;é o empoderamento da mulher com deficiência conquistando seus espaços e superando suas limitações. “;

A segunda palestra teve como tema Responsabilidade Social da Empresa, ministrada por Mário Costa Valle (Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade; Senac) e Andreza Gonçalves Matsumoto.

Os palestrantes expuseram que o Senac faz o trabalho de agentes multiplicadores em todos os locais em que dão palestras e que hoje é referencia em relação de empregabilidade e de acessibilidade em seus espaço “;Achei legal eles abrirem o jogo de que somente depois que o Senac tomou duas multas sem recurso, que acelerou o processo de ajustes da instituição. Hoje vários cursos oferecidos são inclusivos, até o curso de moda “;, ressalta a diretora.

Desenho Universal e Acessibilidade, com Marcelo Moreira Ribeiro (Arquiteto e Urbanista; Prefeitura do Munic ípio de Limeira -; SP), foi a terceira palestra da programação, que teve como encerramento a palestra Orientações para Empresas: PcD e Reabilitados, com Helder Prado (Fisioterapeuta -; Ergonomista, Cerest -; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Piracicaba -; SP), que utilizou o caso do diretor César Nascimento, como case para as empresas darem mais atenção para a inclusão no ambiente de trabalho.

“;O deficiente entrou pela cota para trabalhar, mas é necessário que o ambiente seja adaptado para que ele possa ser incluido de maneira efetiva “;, pontua Let ícia.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content