Nessa sexta -; feira (27), a diretora do Sindban Andreia Cristina Chiquetto participou de reunião de dirigentes sindicais, funcionários do HSBC, com representantes da instituição, na sede da federação São Paulo. A reunião teve como ponto principal a discussão sobre a garantia de compromisso com o emprego e os direitos dos funcionários da instituição frente a compra e incorporação do banco ao Bradesco.
Os representantes do banco HSBC voltaram a garantir aos dirigentes sindicais que não acontecerão demissões em massa. “;Nossa luta é para que essa transação tenha o menor impacto poss ível nos bancários. Novamente o HSBC informou que não teremos demissões “;, conta Andréia.
A compra do HSBC pelo Bradesco por R$ 17,6 bilhões foi anunciada em agosto desse ano, porém a venda só deve ser finalizada no in ício 2016. De acordo com a direção da instituição as questões ligadas a administração do pessoal e a condução da estruturação dos funcionários do banco inglês serão conduzidas pelo Bradesco após o fim do processo. “;A maior preocupação é com a diferença da pol ítica das instituições principalmente com questões ligadas a cargos e salários “;, Andréia.
Associação Brasil
Outra pauta discutida na reunião foi sobre a venda de imóveis da Associação Brasil (AB). Os funcionários do banco HSBC no Brasil, tem a possibilidade de se associar a AB, e com isso podem utilizar um dos 20 clubes de campo da AB espalhados pelo Pa ís.
Essa associação é mantida cerca de 50% pelos funcionários associados, e os outros 50% pelo banco. A partir de 2016, a instituição não irá mais fazer esse repasse para a manutenção desses locais, com isso após a decisão em uma assembleia realizada no último dia 21 de novembro, em Curitiba -; PR, AB irá realizar a venda de uns imóveis a fim de manter os serviços oferecidos.
Segundo a diretora do SindBan todos os associados, são apenas sócios recreativos da AB. “; é importante comentar que muitos comentaram que o valor arrecadado com a venda seria distribu ído entre os associados, o que não irá acontecer, visto que todos são sócios recreativos. Todo o valor proveniente dessas vendas, será utilizado na manutenção dos clubes existentes. “; Andreia afirma ainda que as atividades da AB pós a compra pelo Bradesco também não foram definidas.