Santander objetifica gerentes em campanha publicitária

Enquanto os sindicatos lutam pelo fim do abuso sexual e moral dentro das agências, o banco Santander espalha uma campanha publicitária que faz objetização dos gerentes bancários.

A Contraf-CUT entrou com representação contra o Santander no Ministério Público do Trabalho (MPT) por propagandas com gerentes em poses sensuais e pediu a suspensão imediata da peça publicitária. Em um dos banners, o banco utiliza a foto de uma mulher para motivar o interesse do público em abrir uma conta bancária com a gerente e diz: “Joyce, gerente do Santander. Abra uma conta com ela”. A propaganda mostra a gerente, ao que parece estar balançando numa rede, com as pernas de fora, vestido decotado, em trajes inapropriados e incondizentes com a atividade profissional.

Outro banner traz a imagem de um gerente sem camisa, tomando banho em um chuveiro de praia. “Rafael. Gerente Santander. Abra uma conta com ele”, são os dizeres que também acompanham a foto. A campanha teve in ício no dia 22 de setembro e além de gerar espanto e revolta entre a categoria bancária, também causou polêmica nas redes sociais. Internautas de várias partes do Pa ís classificaram a publicidade de apelo ao erotismo, incentivo ao assédio sexual, de grotesca e vergonhosa.

Segundo divulgação do banco à imprensa, a campanha utiliza 200 gerentes de agências em banners distribu ídos nas principais cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. O banco ainda informou que cada peça retrata um gerente em momento de lazer, descontra ído e fora do ambiente de trabalho. Segundo o Santander, a intenção é fazer as pessoas se identificarem com o funcionário da foto.

“Neste caso, a identificação para ser real, deveria utilizar outro tipo de foto”, dispara a secretária da Mulher da Contraf-CUT, “Os casos de adoecimento aumentam a cada dia, com metas abusivas e assédio moral. As mulheres, tão utilizadas e usadas, na campanha do banco, ainda são minoria nos cargos de direção e recebem salários mais baixos, só pelo fato de serem mulheres. Realidade? Nada é real nesta campanha, somente a exploração praticada pelos bancos mais uma vez”, critica a secretária.

O assessor jur ídico da Contraf-CUT, Jefferson Martins de Olivera, explica que o banco pode ser processado por grave violação à dignidade de toda uma categoria profissional. “A denúncia ao Ministério Público do Trabalho busca o estabelecimento de uma mediação o mais breve poss ível com o banco, para determinar uma regra de conduta que resguarde a dignidade da categoria bancária. O banco extrapolou os limites da relação de trabalho. Tal processo pode inclusive acarretar uma multa alt íssima por dano moral coletivo”, informa o advogado.

A Contraf-CUT entrou com representação contra o Santander no Ministério Público do Trabalho (MPT) por propagandas com gerentes em poses sensuais e pediu a suspensão imediata da peça publicitária. Em um dos banners, o banco utiliza a foto de uma mulher para motivar o interesse do público em abrir uma conta bancária com a gerente e diz: “Joyce, gerente do Santander. Abra uma conta com ela”. A propaganda mostra a gerente, ao que parece estar balançando numa rede, com as pernas de fora, vestido decotado, em trajes inapropriados e incondizentes com a atividade profissional.

Outro banner traz a imagem de um gerente sem camisa, tomando banho em um chuveiro de praia. “Rafael. Gerente Santander. Abra uma conta com ele”, são os dizeres que também acompanham a foto. A campanha teve in ício no dia 22 de setembro e além de gerar espanto e revolta entre a categoria bancária, também causou polêmica nas redes sociais. Internautas de várias partes do Pa ís classificaram a publicidade de apelo ao erotismo, incentivo ao assédio sexual, de grotesca e vergonhosa.

Para a presidencia da Contraf-CUT, a atitude do banco é inadmiss ível. “Queremos que as peças publicitárias saiam de circulação imediatamente. O Santander passou dos limites ao explorar o corpo e a sensualidade dos próprios funcionários. Os banners também mostram gerentes felizes da vida. Estamos entrando na terceira semana de greve por responsabilidade dos bancos, que não apresentaram ainda uma nova proposta. é um desrespeito total à categoria, que não está nada feliz, mas indignada com a postura dos banqueiros de forma geral e com a falta de ética do Santander com este tipo de publicidade”, afirma.

Segundo divulgação do banco à imprensa, a campanha utiliza 200 gerentes de agências em banners distribu ídos nas principais cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. O banco ainda informou que cada peça retrata um gerente em momento de lazer, descontra ído e fora do ambiente de trabalho. Segundo o Santander, a intenção é fazer as pessoas se identificarem com o funcionário da foto.

“Neste caso, a identificação para ser real, deveria utilizar outro tipo de foto”, dispara a secretaria da Mulher da Contraf-CUT, “Os casos de adoecimento aumentam a cada dia, com metas abusivas e assédio moral. As mulheres, tão utilizadas e usadas, na campanha do banco, ainda são minoria nos cargos de direção e recebem salários mais baixos, só pelo fato de serem mulheres. Realidade? Nada é real nesta campanha, somente a exploração praticada pelos bancos mais uma vez”, critica a secretária.

A assessoria jur ídica da Contraf-CUT, explica que o banco pode ser processado por grave violação à dignidade de toda uma categoria profissional. “A denúncia ao Ministério Público do Trabalho busca o estabelecimento de uma mediação o mais breve poss ível com o banco, para determinar uma regra de conduta que resguarde a dignidade da categoria bancária. O banco extrapolou os limites da relação de trabalho. Tal processo pode inclusive acarretar uma multa alt íssima por dano moral coletivo”, informa.

São Paulo -; Enquanto seus funcionários estão em greve, o Santander investe numa campanha publicitária controvertida e que está agravando a insatisfação dos bancários. Gerentes são fotografados fora do trabalho, em imagens relacionadas ao lazer. Não bastasse a ironia para uma categoria que vive uma rotina de pressão, estresse e sobrecarga de trabalho, há também flagrantes em situações “;sensuais “;, como um gerente, o Rafael, de short embaixo de um chuveiro na praia. Ou a gerente, suada, de vestido curto e os dizeres: “;Joyce, gerente do Santander. Abra uma conta com ela “;.

Na segunda 19, no 14º dia de greve dos bancários, o Sindicato ouviu algumas trabalhadoras sobre a publicidade do banco espanhol.

> Duas semanas e a culpa é dos banqueiros!

“;é uma exposição desnecessária e apelativa. Como funcionária me sinto desrespeitada. O banco tem de tirar isso do ar e se desculpar com todos os seus funcionários, é o m ínimo que tem de fazer. E em vez de gastar com propagandas absurdas como essa tem é de aumentar esse rid ículoíndice de 5,5% “;, cobrou uma bancária na zona sul da capital, referindo-se ao reajuste salarial proposto pelos bancos.

Outra, na região da Paulista, critica também o “;time “; da campanha. “;Tem a questão do momento em que foi lançada. A pessoa pode pensar ‘olha lá o que eles ficam fazendo na greve’. Acho que é ruim até para o banco. Perde credibilidade com os clientes. “;

Uma gerente do Santander diz que se tivesse sido consultada, não aceitaria participar da publicidade. “;Tira a seriedade do nosso trabalho. A nossa vida pessoal é uma coisa à parte do banco. O cliente nos procura para cuidar do seu patrimônio. No caso das mulheres, é pior ainda. é desrespeitoso. Isso pode respingar no nosso dia a dia com piadinhas como ‘cadê o decote’. “;

Para a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, trata-se de uma publicidade de mau gosto. “;Fere os direitos do consumidor e é um indicativo da ética da empresa. Não se pode admitir que para vender um produto sejam utilizadas mensagens que reforçam estereótipos e contribuem para aprofundar preconceitos e desigualdades “;, afirma.

“;é mais uma mostra de como o banco ignora a realidade dos seus funcionários. é totalmente incoerente com a rotina que o modo de gestão do setor financeiro impõe a seus empregados. Valorizar de verdade os bancários é que vai fazer diferença para a imagem do banco “;, reforça Maria Rosani Gregorutti, funcionária do Santander e diretora executiva do Sindicato.

Caiu nas redes -; A campanha já viralizou nas redes sociais e tem recebido muitas queixas. No Facebook, teve quem pediu a intervenção do Ministério Público do Trabalho para coibir “;esse crime “;. Outros classificam como “;grotesco, inadmiss ível, surreal “;.

O banco -; A campanha assinada pela agência Talent começou no dia 22 de setembro com 200 gerentes de agências em 800 banners distribu ídos nas principais cidades brasileiras. Segundo o Santander, a intenção é fazer as pessoas se identificarem com o funcionário da foto e atrais mais clientes. – See more at: http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=12961#sthash.PhFk9HgD.dpuf

Enquanto seus funcionários estão em greve, o Santander investe numa campanha publicitária controvertida e que está agravando a insatisfação dos bancários. Gerentes são fotografados fora do trabalho, em imagens relacionadas ao lazer. Não bastasse a ironia para uma categoria que vive uma rotina de pressão, estresse e sobrecarga de trabalho, há também flagrantes em situações “;sensuais “;, como um gerente, o Rafael, de short embaixo de um chuveiro na praia. Ou a gerente, suada, de vestido curto e os dizeres: “;Joyce, gerente do Santander. Abra uma conta com ela “;.

Na segunda 19, no 14º dia de greve dos bancários, o Sindicato ouviu algumas trabalhadoras sobre a publicidade do banco espanhol.

> Duas semanas e a culpa é dos banqueiros!

“;é uma exposição desnecessária e apelativa. Como funcionária me sinto desrespeitada. O banco tem de tirar isso do ar e se desculpar com todos os seus funcionários, é o m ínimo que tem de fazer. E em vez de gastar com propagandas absurdas como essa tem é de aumentar esse rid ículoíndice de 5,5% “;, cobrou uma bancária na zona sul da capital, referindo-se ao reajuste salarial proposto pelos bancos.

Outra, na região da Paulista, critica também o “;time “; da campanha. “;Tem a questão do momento em que foi lançada. A pessoa pode pensar ‘olha lá o que eles ficam fazendo na greve’. Acho que é ruim até para o banco. Perde credibilidade com os clientes. “;

Uma gerente do Santander diz que se tivesse sido consultada, não aceitaria participar da publicidade. “;Tira a seriedade do nosso trabalho. A nossa vida pessoal é uma coisa à parte do banco. O cliente nos procura para cuidar do seu patrimônio. No caso das mulheres, é pior ainda. é desrespeitoso. Isso pode respingar no nosso dia a dia com piadinhas como ‘cadê o decote’. “;

Para a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, trata-se de uma publicidade de mau gosto. “;Fere os direitos do consumidor e é um indicativo da ética da empresa. Não se pode admitir que para vender um produto sejam utilizadas mensagens que reforçam estereótipos e contribuem para aprofundar preconceitos e desigualdades “;, afirma.

“;é mais uma mostra de como o banco ignora a realidade dos seus funcionários. é totalmente incoerente com a rotina que o modo de gestão do setor financeiro impõe a seus empregados. Valorizar de verdade os bancários é que vai fazer diferença para a imagem do banco “;, reforça Maria Rosani Gregorutti, funcionária do Santander e diretora executiva do Sindicato.

Caiu nas redes -; A campanha já viralizou nas redes sociais e tem recebido muitas queixas. No Facebook, teve quem pediu a intervenção do Ministério Público do Trabalho para coibir “;esse crime “;. Outros classificam como “;grotesco, inadmiss ível, surreal “;.

O banco -; A campanha assinada pela agência Talent começou no dia 22 de setembro com 200 gerentes de agências em 800 banners distribu ídos nas principais cidades brasileiras. Segundo o Santander, a intenção é fazer as pessoas se identificarem com o funcionário da foto e atrais mais clientes.
– See more at: http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=12961#sthash.PhFk9HgD.dpuf

Enquanto seus funcionários estão em greve, o Santander investe numa campanha publicitária controvertida e que está agravando a insatisfação dos bancários. Gerentes são fotografados fora do trabalho, em imagens relacionadas ao lazer. Não bastasse a ironia para uma categoria que vive uma rotina de pressão, estresse e sobrecarga de trabalho, há também flagrantes em situações “;sensuais “;, como um gerente, o Rafael, de short embaixo de um chuveiro na praia. Ou a gerente, suada, de vestido curto e os dizeres: “;Joyce, gerente do Santander. Abra uma conta com ela “;.

Na segunda 19, no 14º dia de greve dos bancários, o Sindicato ouviu algumas trabalhadoras sobre a publicidade do banco espanhol.

> Duas semanas e a culpa é dos banqueiros!

“;é uma exposição desnecessária e apelativa. Como funcionária me sinto desrespeitada. O banco tem de tirar isso do ar e se desculpar com todos os seus funcionários, é o m ínimo que tem de fazer. E em vez de gastar com propagandas absurdas como essa tem é de aumentar esse rid ículoíndice de 5,5% “;, cobrou uma bancária na zona sul da capital, referindo-se ao reajuste salarial proposto pelos bancos.

Outra, na região da Paulista, critica também o “;time “; da campanha. “;Tem a questão do momento em que foi lançada. A pessoa pode pensar ‘olha lá o que eles ficam fazendo na greve’. Acho que é ruim até para o banco. Perde credibilidade com os clientes. “;

Uma gerente do Santander diz que se tivesse sido consultada, não aceitaria participar da publicidade. “;Tira a seriedade do nosso trabalho. A nossa vida pessoal é uma coisa à parte do banco. O cliente nos procura para cuidar do seu patrimônio. No caso das mulheres, é pior ainda. é desrespeitoso. Isso pode respingar no nosso dia a dia com piadinhas como ‘cadê o decote’. “;

Para a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, trata-se de uma publicidade de mau gosto. “;Fere os direitos do consumidor e é um indicativo da ética da empresa. Não se pode admitir que para vender um produto sejam utilizadas mensagens que reforçam estereótipos e contribuem para aprofundar preconceitos e desigualdades “;, afirma.

“;é mais uma mostra de como o banco ignora a realidade dos seus funcionários. é totalmente incoerente com a rotina que o modo de gestão do setor financeiro impõe a seus empregados. Valorizar de verdade os bancários é que vai fazer diferença para a imagem do banco “;, reforça Maria Rosani Gregorutti, funcionária do Santander e diretora executiva do Sindicato.

Caiu nas redes -; A campanha já viralizou nas redes sociais e tem recebido muitas queixas. No Facebook, teve quem pediu a intervenção do Ministério Público do Trabalho para coibir “;esse crime “;. Outros classificam como “;grotesco, inadmiss ível, surreal “;.

O banco -; A campanha assinada pela agência Talent começou no dia 22 de setembro com 200 gerentes de agências em 800 banners distribu ídos nas principais cidades brasileiras. Segundo o Santander, a intenção é fazer as pessoas se identificarem com o funcionário da foto e atrais mais clientes.
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