Os vice-presidentes Jaime Perim e Marcelo Abrahão são representantes a categoria de Piracicaba e região no dia da negociação extra com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que acontece nesta sexta-feira (25).
As principais reivindicações são reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais 5,7 de aumento real), PLR, 14º salário, garantia de emprego e ampliação das contratações, fim das metas abusivas e do assédio moral, medidas de segurança como dois vigilantes durante o expediente, instalação de biombos nos caixas e fim da revistaíntima e combate à terceirização.
A categoria já deixou claro para as intituições financeiras que não aceitará retrocessos nos direitos dos trabalhadores.
Lucros – Para banco não tem crise. Mais que isso, diante dos lucros estrondosos que acumulam ano a ano no pa ís. Somente no primeiro semestre desse ano o lucro dos seis maiores bancos do pa ís (Banco do Brasil, Caixa, HSBC, Itaú, Bradesco e Santander) foram de R$ 36,4 bilhões. Somente com tarifas a arrecadação foi nesse per íodo de mais de 50 bilhões.
Capivari e São Pedro – O SindBan marcou presença nas cidades de sua base nos dias 24 e 25 para fortalecer a luta e pressionar os bancos. Os dirigentes sindicais mostraram para os bancários e população os motes da Campanha Nacional Unificada, os sete pecados cometido pelo sistema financeiro (Mentira, Ganância, Assédio, Ostentação, Discriminação, Irresponsabilidade e Terceirização) e que a exploração não terá perdão caso insistam em um modelo de gestão de pressão por metas.