Na segunda-feira (31), os diretores do Sindban Olivia Brossi, Angela Savian e Marcelo Abrahão participaram de reunião na Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), em São Paulo, para debater as demandas dos bancários na Campanha Nacional 2015 e as estratégias de mobilização e de negociação com os bancos.
Entre os tópicos discutidos estavam a Saúde do Trabalhador, a causa das mulheres, de Formação e a Comissão de Gênero, Raça, Orientação Sexual e Trabalhadores com Deficiência.
Na reunião Coletiva de Saúde, foi pontuada a questão dos exames periódicos, que devem examinar o paciente e ainda o ambiente, pois é importante para determinar as causas e prevenir futuros acontecimentos. “;O foco também é o fim das metas individuais, que não devem ser mais importante que a saúde do trabalhador. O gestor (trabalho) não pode ser maior que o constitucional (saúde), que é direito de todos “; complementa Olivia.
Segundo Angela Savian, nas discussões do CGROS (Comissão de Gênero, Raça, Orientação Sexual), ficaram definidas as principais reinvindicações que serão apresentadas no Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na negociação que o correrá no próximo dia 9. “;Para as mulheres, os planos de cargos e salários e a licença a paternidade. De raça, a contratação de 20% de negros, de acordo com a lei federal. Para a causa dos trabalhadores com deficiência, falta remunerada para ajustar cadeiras de rodas, próteses, muletas ou qualquer necessidade. “;
Marcelo informa que os Coletivos encaminharão ao Comando Nacional o resultado das discussões e as orientações sobre cada tema.
Calendário de Negociações com Fenaban
2 e 3 de setembro – Saúde e Condições de Trabalho
9 de setembro – Igualdade de Oportunidades
16 de setembro – Remuneração