Reconhecimento. Esse foi o sentimento que imperou durante o café da manhã dos aposentados que aconteceu nesta terça-feira, 22 de outubro, data que o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região comemora 60 anos de fundação. Dando in ício a esse dia de celebrações a entidade realizou um café da manhã que resgatou grande parte da história de entidade. Cerca de 50 ex-bancários se reuniram para relembrar as narrativas dessa caminhada.
Em um clima descontra ído os bancários recordaram histórias de greves, mobilizações, momentos de tensão, de alegria, e de conquistas ao logo dessas seis décadas. O Presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, se emocionou ao agradecer os aposentados pelo tempo de dedicação do SindBan. “;Todos que estão aqui hoje tiveram um papel importante na construção da história dessa entidade, e por isso, como presidente, em nome do SindBan, agradeço a contribuição de todos. Juntos passamos aqui boa parte de nossas vidas, muitas vezes tendo que preterir a fam ília. Cá fizemos muitas amizades. Aqui colocamos os nossos tijolos na construção da uma bel íssima história, e nessa data precisamos relembrar tudo isso, pois não se constrói um futuro esquecendo-se do passado “;, salientou Paiva.
Paiva também ressaltou o quão diferente era o cenário econômico e pol ítico quando eles entraram nos bancos e no sindicato, “;quando a maioria de nós entrou no mundo do trabalho, havia um outro panorama, de lá pra cá foram incontáveis conquistas. Aquele grupo de jovens que iniciou o SindBan em 1959 não imaginava o tamanho e musculatura que teria a nossa entidade nos dias de hoje, e a categoria bancária também, naquela época não t ínhamos uma jornada de trabalho de 6 horas, não t ínhamos vale alimentação e refeição, nem sonhávamos com aux ílio creche e babá, e outras conquistas “;, completa.
Trinta anos do tempo de trabalho de Angela Savian foram dentro do SindBan. “;Comecei aqui em 1989, até hoje me lembro das primeiras greves e mobilizações, de quando precisávamos rodar todas as cidades da base do sindicato para fazer a entrega dos informativos, as convocações das assembleias, tivemos inúmeros momentos, crescemos e evolu ímos enquanto pessoas, e enquanto entidade. Principalmente na questão da mulher, na valorização da trabalhadora, na luta pela igualdade, bandeiras sempre defendidas pelo Sindban “;, contou ela.
O diretor da Associação dos Funcionários do Banespa, Ademar Lorenzi, também manifestou o agradecimento do SindBan aos homenageados. Segundo ele, a solenidade é uma singela homenagem e agradecimento a todos aqueles que dedicaram uma boa parte de sua vida contribuindo para o amadurecimento do Sindicato. “;O café foi uma ideia para unir velhos amigos, resgatar memórias, pois essa entidade tem muita história, e tem muito futuro pela frente. Por isso nos reunimos nessa manhã para relembrarmos o alicerce constru ído, para ver a evolução da caminhada, e também para traçar novos caminhos juntos “;.