O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), em parceria com o mandato do vereador Paiva, promoveu debate sobre o negro no mercado de trabalho, na noite de quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Piracicaba, com o professor e pesquisador Ramatis Jacino, que discorreu sobre sua pesquisa que resultou no livro Transição e Exclusão -; O negro no mercado de trabalho em São Paulo pós-abolição.
O evento contou com a presença de autoridades, membros do Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir), Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir), Coletivo de Combate ao Racismo (CUT- Campinas) e movimentos negros da região, além de alunos das escolas Prof. João Chiarini e Escola Técnica do Brasil.
As ações do SindBan para combater a desigualdade dentro do sistema financeiro foram lembradas, mostrando o protagonismo da entidade na luta contra o racismo e o preconceito.
Segundo Paiva, o evento teve como um dos objetivos desmistificar a grande mentira que é o ‘13 de maio’. “;Na divulgação do Perfil do Bancário Negro, mostramos que menos de 2% dos entrevistados são negros e os que existem, não ocupam altos cargos. A inclusão no capitalismo desaparece? Precisamos provocar a sociedade. Enquanto eu estiver vereador, que sirva de instrumento para que consigamos fazer discussões como essa, reunir pessoas de qualidade e socializar conhecimento, “; completa o presidente do sindicato, que também ressaltou a participação dos jovens no debate.
Ao final, questões sobre sistema de cotas para negros, violência policial, entre outras temáticas foram respondidas pelo palestrante, que agradeceu ao convite e a presença de todos e, reforçou a importância do sindicato, dos movimentos sociais e da juventude como protagonistas da transformação social.