Na quinta-feira (12), aconteceu o encerramento da Semana da Mulher 2015, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara Municipal de Piracicaba. A Semana é uma realização do mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) e do Sindicato dos Bancários (Sindban), com apoio do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) e Câmara de Vereadores e Piracicaba.
Pol íticas de inclusão, valorização e saúde da mulher negra foram os temas abordados no último dia de atividades do evento pela assistente social Aparecida do Carmo Miranda Campos (Thida Campos) e pela psicóloga Cinthia Vilas Boas.
A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente do SindBan, vereador José Antonio Fernandes Paiva, Marcelo Abrahão (vice-presidente regional dos bairros SindBan), Aldelize Nascimento (representante da SEMTRE), Carol Venturini (presidente da ONG Glitter), Dr. José Silvestre da Silva (Associação dos Advogados Criminalistas de Piracicaba e Região), Antônio Rodrigues dos Santos (professor da ETEC), Arnaldo Costa (professor da ETEC) e as palestrantes.
O presidente do SindBan, o vereador José Antonio Fernandes Paiva, agradeceu a presença de todos no encerramento da Semana da Mulher, destacando a presença dos alunos da ETEC, e falou da importância das reflexões em cima de temas que ressaltam a valorização da mulher e a construção de uma sociedade mais justa. “;Queremos que todos sejam atores principais desse processo e não apenas coadjuvantes. “;
Thida Campos iniciou a palestra pontuando que o tema central de sua palestra eram as mulheres negras. “;Estamos na Semana da Mulher, que será a semana que vem, que foi a semana passada, que será no próximo mês, que será no segundo semestre, que será no ano que vem. Todos os dias são nossos. Mulheres, uma questão de raça, de classe, de gênero, nosso espaço vem de longe. é essencial considerarmos o papel que as mulheres vem ocupando ao longo dos séculos nas elaborações culturais e na perpetuação dos elementos da tradição herdada da áfrica e recriada no Brasil. “;
Além disso, a assistente social evidenciou o racismo institucional, o papel da mulher hoje na sociedade dentro das pol íticas de inclusão como a Lei Maria da Penha, a inclusão da mulher negra nesta trajetória e a luta pela valorização por meio da conquista de direitos e igualdade em todos os seguimentos.
Em seguida, a psicóloga Cinthia Vilas Boas tratou sobre o sofrimento ps íquico da mulher negra.
Tribuna Popular
A Tribuna Popular também foi palco da programação desta quinta-feira. O advogado Luciano Rodrigo Masson falou sobre O Direito Previdenciário da Mulher. Masson é mestre em Direito do Trabalho e Previdência Social, Professor Universitário de Direito de Trabalho e Previdência e especialista em Direito do Trabalho. Durante sua participação abordou questões relativas à aposentadoria, pensão por morte, direitos de viúva e companheiras.
Texto e fotos: Mariana Valadares -; MTB: 43155/SP