Em ação emergencial, SINDBAN denuncia 37% de assédio no Santander

O resultado parcial da pesquisa Perfil Bancário 2015 exigiu do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN) uma ação emergencial de denúncia e orientação à agência Santander Carlos Botelho, em Piracicaba. O levantamento apontou que 37,5% dos bancários que responderam o perfil sentem-se ou sentiram-se assediados moralmente por seus gestores. Oíndice, alarmante na avaliação da diretoria sindical, motivou a paralisação do atendimento interno por duas horas e uma palestra aos trabalhadores e clientes em frente à unidade bancária.

O histórico negativo do Santander no tratamento aos trabalhadores bancários é constantemente denunciado e criticado pelo SINDBAN. No ano passado, o Perfil Bancário indicou ser a segunda instituição que mais exerce pressão sobre os trabalhadores para o cumprimento de metas de vendas. “;A consequência é que temos bancários sendo afastados por doenças ocupacionais que não deveriam ocorrer no dia a dia do trabalho “;, explica o presidente do Sindicato dos Bancários em Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva.

No ato desta manhã, Paiva esclareceu aos bancários que a ação teve como objetivo orientar os gestores de que a forma de tratamento fere a legislação e as regulamentações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “;A Convenção 155, de 1981, que trata sobre segurança, saúde dos trabalhadores e meio ambiente, estabelece que o termo saúde, com relação ao trabalho, abrange não só a ausência de afecção ou de doenças, mas também os elementos f ísicos e mentais que afetam a saúde e estão diretamente relacionados com a segurança e a higiene no trabalho,” explica Paiva.

Para ele, a convenção que foi ratificada pelo Congresso Nacional em 1992 e promulgada pelo Decreto federal 1.254/94 deve ser compreendida pelos gestores. “;Não é uma simples ação sindical, é a defesa da vida, da qualidade de vida de nossos trabalhadores “;, disse.

A preocupação do SINDBAN também foi a de reforçar junto aos bancários que as ações dos gestores devem ser imediatamente comunicadas ao Sindicato, para que medidas sejam tomadas. “;Se a comunicação ao sindicato provocar ou intensificar outras formas de perseguição, o Sindicato tem obrigações jur ídicas a tomar, protegendo inclusive o emprego “;.

A vice-presidente do Sindicato, Angla Ulices Savian dirigiu-se aos clientes bancários para explicar que o assédio moral afeta não somente a eles, mas também a todos que se relacionam com o sistema. “;A pressão estende-se ao cliente em forma da oferta abusiva de produtos que podem não atender ao seu perfil investidor, gerando o desequil íbrio financeiro doméstico e outros problemas pessoais “;, disse.

PERFIL BANCáRIO -; Os dirigentes do SINDBAN estão visitando todas as agências das 22 cidades da base do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região coletando dados para a pesquisa anual chamada Perfil Bancário. A expectativa é que em março, durante a Semana da Mulher promovida em conjunto entre o SINDBAN, mandato do vereador Paiva e Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba, sejam apresentados os resultados relacionados a gênero, problemas que afetam a categoria e que basearão as atividades da entidade durante todo ao ano. “;O ato de hoje foi uma pré-campanha contra o assédio moral, que nos anos anteriores já foi indicado como a mais grave agressão sofrida pelos trabalhadores “;, disse Paiva. Ele informou ainda que o SINDBAN deve intensificar a campanha permanente contra o assédio moral, inclusive juridicamente.

Valéria Rodrigues
MTB 23.343

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