Na manhã do dia 16 de dezembro, na sede da entidade, estiveram os palestrantes Marcos Hister e Priscila Nappi, ambos pertencentes ao Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), para promover uma oficina com o tema: “;Quem está doente é o banco “;.
O objetivo da oficina foi o de capacitar e aumentar o conhecimento dos dirigentes, pois o setor financeiro tem sido alvo constante de trabalhadores acometidos por problemas psicológicos e transtornos mentais, devido aos graves problemas das formas de cobrança das metas que caracterizam assédio moral.
Na oportunidade foi exibido um documentário “;Quem está doente é o banco “;, que realizou ampla pesquisa juntos a bancários adoecidos, suas histórias, seus anseios e suas dificuldades, e logo após foi realizado um debate para reflexão sobre todos os depoimentos apresentados no v ídeo, suas causas e feitos, que sensibilizaram todos os presentes.
A participação dos dirigentes foi unanime e todos tiveram a oportunidade de opinar, colocar seu ponto de vista, sua reflexão e de perceber o quanto o movimento sindical poderá intervir e combater esta prática adoecedora que é o assédio moral.
Diante de toda esta dinâmica de trabalho foi conclu ído que de fato quem está doente é o banco e que a organização do trabalho que é assediadora, pois ela se preocupa única e exclusivamente com produção e lucro, e trata o Ser Humano como algo totalmente descartável.
Ficou definido que faremos um plano de ação para combater estas práticas que são usadas para atingir as metas, que é o assédio moral.
Envolveremos a população com a carta de esclarecimento, o Ministério do Trabalho, o INSS, o CEREST e outros órgãos se necessário for.
Fotos: Fernando Morales
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
Compartilhe: