Maior comitiva do ERBAN é de Piracicaba

Remuneração, saúde, condições de trabalho, segurança, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), além de estratégias de campanha. Estes são os principais assuntos debatidos no 3º ERBAN (Encontro Regional de Dirigentes Sindicais) que acontece nesta sexta-feira, 25, em Caraguatatuba. O SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) conta com a maior comitiva do Encontro, composta por 19 integrantes, entre diretores e assessores.
O presidente do SINDBAN e vereador em Piracicaba pelo PT, José Antonio Fernandes Paiva, fez parte da Mesa Temática de abertura do Encontro e salientou a importância que cada um tem em captar informação no evento e compartilhar conhecimento em sua base. “;O que cada um está disposto a fazer em 2014 para que tenhamos uma campanha vitoriosa? Qual a minha disposição de participação dentro do meu sindicato e da Federação? Diante de todas as palestras que acompanhamos aqui hoje, a nossa grande tarefa é pensar em como vamos nos organizar enquanto coletivo em cada sindicato e na Federação “;, afirmou.
Paiva salientou que todos devem tirar como tarefa qual será a dinâmica coletiva continua de ação e orientação que os dirigentes que expuseram os temas propõem. “;Não basta para uma Federação como a nossa que a Angela, o Julio, Danilo e Gustavo nos representem nos fóruns da Contraf/CUT, mas sim e decisivamente como a Federação vai estruturar e organizar os sindicatos para estes debates. Calendário de reuniões ordinárias temáticas, banco de dados de leis e norma regulamentadoras, constituir um coletivo de cada tema com mandato anual para municiar os sindicatos e a base para o enfrentamento dos problemas. é indispensável adotar a premissa utilizada na agenda 21: pensar globalmente, mais agir localmente “;, acrescentou.
O presidente do SINDBAN sugeriu ainda que os sindicalistas devem se atentar em oferecer capacitações aos dirigentes e assessores para intervir em eventos importantes, como Consegs e Fóruns de Segurança municipal e regional; comissões locais de saúde e conselhos de previdência social; fóruns e conselhos de debates das questões de gênero/raça e orientação sexual. “;Com esta capacitação e participação ativa nós ganhamos mais atores com conhecimento de caso e ações para enfrentá-los, pois os avanços na mesa de negociação com a patronal têm sido muito mais lentos dos que as conquistas da sociedade organizada, inclusive com a nossa decisiva participação. Algumas questões precisam vir de fora para dentro dos bancos, tendo nossos clientes como aliados para implantar novas pol íticas de proteção à saúde, segurança, diversidade e inclusão social “;, finalizou.
DIVERSIDADE -; A vice-presidente do SINDBAN, Angela Ulices Savian, ministrou novamente a palestra “;Igualdade de Oportunidades e a Diversidade “;. A dirigente falou um pouco sobre o debate de igualdade de oportunidades, pautado no Encontro Nacional dos Bancários, em 1992, e quais ações foram implantadas desde então.
Ao longo desses mais de dez anos, segundo Angela, a mesa temática aprofundou o debate sobre diversos temas relacionados “às minorias”. Em 2008 foi constru ído o primeiro Censo, chamado de “Mapa da Diversidade”, que revelou uma série de desigualdades nos bancos. “;Precisamos refletir sobre a desigualdade dentro de cada sindicato. Quantas mulheres, negros e deficientes ocupam cargos de relevância dentro de diretorias? Precisamos aumentar a inclusão e diminuir a desigualdade começando dentro dos nossos sindicatos “;, afirmou.
Angela falou ainda sobre o II Censo da Diversidade, conquistado na Campanha Nacional 2012, que começou a ser aplicado no dia 17 de março em todo pa ís, sendo o prazo de participação estendido até 9 de maio. Cerca de 486 mil bancários e bancárias, que representam 98% do funcionalismo de 19 bancos públicos e privados, podem responder ao questionário através do site da FEBRABAN. “;Através do Censo será poss ível comparar se as distorções detectadas na primeira pesquisa, realizada em 2008, foram corrigidas, como a situação das mulheres que ganhavam salários menores, exercendo a mesma função dos homens. Poderemos avançar mais com este resultado em mãos “;.
A vice-presidente do SINDBAN salientou o trabalho desenvolvido pelo Sindicato para conscientizar os bancários sobre a importância do Censo. Com material e Campanha próprios, diretores e assessores do Sindicato percorreram em dois dias 17 cidades da base, visitando 146 agências, atingindo 2.092 bancários e bancárias. “;Levem esta ideia para os seus sindicatos e tracem estratégias para fazer com que os bancários entendam a importância deste Censo e respondam ao questionário. Ainda há tempo, pois o prazo foi estendido. Foi um avanço conseguir o Censo, então precisamos mobilizar a todos para participarem até o dia 9 de maio “;, acrescentou.
Texto: Michelle Bottin DRT/PR 7704
Fotos: Elison Godoy Ferreira

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content