Instrumento contra assédio ganha agilidade

A Campanha Nacional Unificada 2013 reduziu o prazo, de 60 para 45 dias, para os bancos se posicionarem diante de denúncias feitas pelos trabalhadores ao Sindicato, por meio do instrumento de prevenção de conflitos no local de trabalho. Do total de reclamações em 2013, o maior número é relacionado ao assédio moral: 62%, segundo dados levantados pela entidade.
CONFLITOS -; A cláusula que trata de prevenção de conflitos é uma conquista de 2010. A partir daquele ano, foram estabelecidos objetivos para promover práticas de respeito na construção de um ambiente de trabalho saudável. A adesão é voluntária, mas a maior parte dos bancos participa do acordo.
Com a cláusula assinada, as instituições financeiras reconheceram a prática de assédio moral, mesmo que implicitamente. Esse acordo, cuja adesão é grande, é um reconhecimento tácito feito pelos bancos de que o assédio moral é causado por eles e tem a ver com metas abusivas e inating íveis. O acordo reforça ainda a demonstração do INSS de que o adoecimento mental na categoria é causado pelas próprias empresas.
Atrás do assédio moral, caracterizado pela recorrente exposição do trabalhador a situações constrangedoras e humilhantes, estão na lista de reclamações de 2013 problemas relacionados a condições de trabalho (15% das reclamações), aparelhos de ar-condicionado que não funcionam (13%), descumprimentos de acordo coletivos (7%) e outros.
Fonte: Sindicato dos Bancários de SP

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