O HSBC publicou o balanço do primeiro semestre de 2013 com lucro l íquido de R$ 454,7 milhões, o que representa uma redução de 24,5% em relação ao mesmo per íodo do ano passado. Esses números, embora muito ruins, são melhores que os projetados no último dia 5 , quando da divulgação do lucro global pelo CEO do banco inglês, Stuart Gulliver.
No comunicado à imprensa mundial, o banco havia anunciado um aumento do lucro global de 22%, totalizando U$ 10,284 bilhões, mas uma queda de 70% no Brasil comparativamente ao mesmo per íodo de 2012, somando U$153 milhões, sustentado basicamente pelo banco de atacado e de investimentos, com lucro de U$ 290 milhões. Já o segmento de varejo registrava um preju ízo de U$ 117 milhões, conforme publicou o Jornal Valor Econômico.
A exemplo dos demais grandes bancos privados, o HSBC cortou 209 empregos no primeiro semestre e reduziu o seu quadro de funcionários em 724 postos de trabalho se comparado a junho de 2012. Assim, o número total de empregados do banco no Brasil caiu para 22.328 trabalhadores. O total de agências no pa ís sofreu uma leve alteração, com o acréscimo de uma unidade entre os meses de junho de 2012 e 2013, totalizando hoje 867.
A Contraf-CUT já encaminhou of ício à direção do banco, solicitando o agendamento de uma reunião o mais breve poss ível para maiores esclarecimentos sobre os resultados apresentados no balanço e as poss íveis repercussões sobre o n ível de emprego e os pagamentos da PLR da convenção coletiva dos bancários e dos programas próprios (PPR).
Fonte: Contraf-CUT com Dieese
HSBC reduz lucro em 24,5% e atinge R$ 454,7 milhões no semestre
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook