O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realiza nesta quinta-feira (13), às 10h, uma reunião entre a Contraf-CUT e o Santander, em Bras ília, para discutir o processo de demissões de massa em dezembro, às vésperas do Natal. O agendamento ocorre após carta enviada na última quarta-feira (5) pela Confederação, propondo medidas para abrir um canal de diálogo com o banco.
Clique aqui para ler aíntegra da carta.
No of ício enviado ao ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, a Contraf-CUT solicita “a adoção de medidas no âmbito do governo federal para estabelecer um diálogo social com o Santander, visando a reintegração dos desligados, a manutenção dos empregos e o fim da rotatividade, como forma de contrapartida pelos excelentes resultados aqui obtidos”.
A Contraf-CUT lembrou no of ício a participação do ministro na 14ª Conferência Nacional dos Bancários, no dia 20 de julho, em Curitiba, onde ele criticou a alta rotatividade no sistema financeiro. Brizola Neto disse que “o Ministério do Trabalho tem o compromisso com o elo mais fraco das relações de trabalho, que são os trabalhadores”.
“Esperamos que essa reunião possibilite a abertura de um canal de negociação com o banco espanhol sobre emprego, pois não é poss ível que lá na Espanha, onde existe crise, não haja dispensas e aqui tenha essa rotatividade e ainda demissões em massa antes do Natal, mesmo com a participação de 26% no lucro mundial da instituição”, destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Fonte: Contraf-CUT