O deputado estadual Francisco de Assis Pereira de Campos, o Frei Tito, que assume o mandato em janeiro de 2013, (devido às eleições de Donizete Braga, em Mauá, com 57,14% e de Carlos Grana, em Santo André, com 53,92% dos votos) foi recebido na tarde do dia 6, pelos dirigentes sindicais do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região.
Durante sua visita à sede da entidade, o novo deputado participou de uma coletiva à imprensa e fez questão de agradecer o apoio dado pelo presidente do sindicato, José Antonio Fernandes Paiva que o apoiou nas eleições de 2010, agradecendo ainda os 3.517 votos que recebeu em Piracicaba. “;Todas as pessoas que nos apoiaram nas eleições são importantes, fazer 66.011 votos no Estado é muito gratificante “;, declarou Frei Tito.
Tito ressaltou ainda que o foco de seu mandato será voltado para área do desenvolvimento social. De acordo com ele, seu mandato vai trabalhar para trazer recursos para Piracicaba em diversas áreas que a cidade necessita. “;Hoje tenho duas pessoas da minha confiança na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) para conhecer todos os tramites legais, saber sobre as comissões, prazos de entrega de emenda parlamentar, para que eu possa desenvolver o meu trabalho com deputado de uma maneira que a população que eu represento seja beneficiada “;, disse.
A intenção do deputado Frei Tito é estreitar o relacionamento com os dois vereadores do PT em Piracicaba, Paiva e Francisco Almeida do Nascimento, e também com o vereador eleito pelo PV, Paulo Camolesi já que os parlamentares se conhecem há muito tempo. “;Quero estar sintonizado com os mandatos dos vereadores Paiva e Chico Almeida e fazer dos gabinetes uma extensão do meu, em busca das demandas sociais que chegam todos os dias “;, declarou.
O deputado também falou sobre as ações na área de educação, já que é professor, e quer, como deputado, trabalhar em favor dos profissionais da área. “;A educação no Estado de São Paulo não pode continuar da forma que está, com salas de aulas repletas de alunos, professores totalmente estressados por não terem condições f ísicas e metais de trabalhar, e sem recursos didáticos para desenvolver uma aula com qualidade “;, salientou.
O presidente do PT em Piracicaba, José Maria Teixeira falou sobre a importância para Piracicaba de ter Frei Tito com representante da população na Alesp. “;Piracicaba só tem a ganhar com o Frei Tito na Assembleia, tenho certeza que ele desempenhará com excelência o seu mandato, trabalhando para que as demanda sociais da nossa cidade sejam atendidas “;.
O vereador Paiva falou também sobre o crescimento do PT na região e em Piracicaba com o aumento da bancada de vereadores e o crescimento na votação nacional. Segundo o parlamentar o PT administrará a partir de 2013 um orçamento aproximado de R$ 77,6 bilhões, um aumento significativo em relação a 2008.
Frei Tito encerrou a coletiva agradecendo à imprensa piracicabana, que desde 28 de outubro, após a apuração informou a população, que a cidade teria mais um deputado estadual, o único nascido em Piracicaba, “;queria agradecer imensamente a imprensa piracicabana pelo carinho, e dizer que vou trabalhar para todos os piracicabanos “;, finalizou o deputado.
Paiva entrega emenda ao orçamento do Estado para o deputado Frei Tito
Durante o evento, que contou com a participação do presidente municipal do PT, José Maria Teixeira e também do vereador que irá compor a bancada do PT na Câmara a partir de 2013, Chico Almeida, o vereador Paiva entregou ao novo deputado, pedido de emenda parlamentar ao orçamento de 2013. “;Temos que captar as demandas sociais, resolver os problemas emergenciais nos gabinetes na Câmara de Vereadores, e projetar as pol íticas públicas para atender a população. Nós vamos entregar uma emenda de bancada do PT e não uma emenda para o deputado Frei Tito, o intuito que o novo deputado interaja com os demais deputados do PT para que haja uma coletividade na entrega da nossa solicitação “;, enfatizou o vereador Paiva.
“;Nossa solicitação é para que sejam destinados R$ 2 milhões aos projetos de urbanização das favelas Portelinha, Três Porquinhos e Cantagalo, pois não há como fazer a inclusão social dessas comunidades se não dermos dignidade a elas “;, salientou Paiva.
Na justificativa, o documento registra que a cidade de Piracicaba tem intensa vocação para o desenvolvimento habitacional e uma carência na área de desenvolvimento social, é por isso, que ainda existem em nossa cidade alguns núcleos populacionais vivendo abaixo da linha da pobreza. Como estes cidadãos não tem condições financeiras para ter uma residência nos padrões naturais passam a habitar em casa de madeira em péssimo estudo de uso, criando assim, as favelas.
Texto: Ronaldo Castilho com Fernanda Moraes – Seeb Piracicaba