Dados divulgados ontem pelo Banco Central sobre as reclamações de clientes mantem o Itaú como l íder no ranking de queixas, seguido por Banco do Brasil, Santander, HSBC e Banrisul. Em fevereiro, 186 reclamações apresentadas contra o Itaú foram consideradas procedentes. O BC pondera o número de reclamações em relação ao universo de clientes de cada instituição.
Levantamento do BC indica que a maior parte das insatisfações se refere à cobrança indevida nas contas. Essa situação vem se agravando e também pode ser atribu ída às integrações de instituições financeiras, resultado de fusão ou compra de um banco por outro, o que causa transtorno aos clientes.
Em fevereiro, a cobrança não autorizada de serviços financeiros e fora das regras contratuais em conta corrente ou a cobrança de tarifas em conta ou no cartão de crédito somou 45% de das reclamações procedentes apresentadas ao serviço de atendimento ao público do Banco Central.
Fusão incomoda
O processo de fusão e aquisição de instituições financeiras é considerado um fator de problema para os clientes. Quando um banco compra outro, a integração das casas – especialmente dos sistemas – faz com que os problemas apareçam.
Fonte: Agência Estado
Itaú mantém liderança no ranking de reclamações do Banco Central
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