O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região está atento para as Leis Municipais em Piracicaba, com isso, no mês de novembro, está intensificando as denúncias contra as agências bancárias que não as cumprem.
Nesta quarta-feira, 9, os diretores do Sindicato dos Bancários estiveram na agência do Banco do Brasil, no centro de Piracicaba, para alertar a população, e a fiscalização da prefeitura, que a agência não vem cumprindo as leis municipais em vigor.
O sindicato trabalha para o bem estar dos bancários e da população, e já que as leis existem e tem que ser respeitadas pelos bancos, que lucram bilhões por ano em nosso pa ís. Só no primeiro semestre de 2011, os bancos lucraram aproximadamente 27,7 bilhões de reais, lucros recordes já mais vistos em nossa história.
Ao contrário do que muita gente pensa, os bancários trabalham sob forte pressão todos os dias, correndo risco de serem assaltados e, até mesmo, sequestrado, por isso foi aprovado o Projeto de Lei 138/11 que introduziu alterações à Lei 4.204/96, que dispõe sobre a obrigatoriedade de porta automáticas e giratórias com detector de metais em todas as agências bancárias e casa de câmbios em Piracicaba. Com isso esta medida trouxe um reforço significante à segurança das agências bancárias. A Lei 5.734/06, estabelece horário de carga e descarga de numerários nos estabelecimentos bancários e comerciais. Sendo assim, os carros fortes só podem carregar ou descarregar até uma hora antes de abrir a agência e uma hora após o fechamento do estabelecimento bancário.
Piracicaba também dispõe da Lei 5.710/06, que diz sobre as sanções administrativas aos estabelecimentos bancários infratores do direito do consumidor. Considera-se abuso e infração, o constrangimento do usuário a um tempo de espera nas filas para atendimento superior a 15 (quinze) minutos. Esta lei tem que ser cumprida rigorosamente, e nós do Sindicato dos Bancários vamos agir para que seja respeitada pelos bancos. Se o problema e a falta de funcionários para o atendimento ser rápido, então que os bancos contratem mais funcionários para suprir esta falta.
Além das leis citadas, a Câmara de Vereadores aprovou, e o prefeito municipal sancionou a Lei 6.643/09, que dispõe sobre a obrigação das agências bancárias isolarem, visualmente, o atendimento de seus usuários das pessoas que estão aguardando atendimento. A Lei 6.754/10 dispõe sobre a instalação de caixas eletrônicos em altura reduzida nas agências bancárias e a Lei 6.834/10, dispõe sobre os bancos disponibilizar caixa eletrônico em Braille e áudio, para que as pessoas com deficiência visual possam utilizá-lo
E para finalizar, o Projeto de Lei 181/11 que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências disponibilizarem cadeiras de rodas, destinadas à locomoção de idosos e ou usuários com mobilidade reduzida. Portanto, em Piracicaba existem Leis para a segurança dos bancários e para o bem estar da população, só precisa ser rigorosamente cumpridas pelos bancos e fiscalizadas pela prefeitura municipal.
O Sindicato dos Bancários faz manifestação no Banco do Brasil
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook