Senador italiano visita sede do Sindicato

O cidadão piracicabano Fausto Longo foi eleito no dia 27 de fevereiro deste ano senador na Itália e fez nesta segunda-feira, 6, sua primeira visita oficial ao pa ís como parlamentar italiano. A cidade escolhida foi Piracicaba, onde esteve reunido durante todo dia com l íderes sindicais, empresários, além de atender a imprensa local. Mas o principal motivo da visita à cidade foi uma homenagem indicada pelo vereador e l íder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Vereadores, José Antonio Fernandes Paiva.
Longo recebeu na noite de segunda, na Sessão Ordinária da Câmara, uma Moção de Aplausos pela sua eleição. Durante a manhã, o senador esteve reunido com integrantes do Conespi (Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba), na sede do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. Longo contou um pouco da história da Imigração Italiana, falando sobre como pretende atuar no seu mandato. Explicou ainda como funcionou o processo que o elegeu como senador na Itália. “O Brasil possui 258 mil pessoas que dispõem de dupla cidadania, portanto, estavam aptos a votar. O processo funciona da seguinte forma: os candidatos recebem uma lista com o nome desses eleitores, entram em contato – através de cartas e redes sociais – e essas pessoas recebem a cédula de votação, fazem sua escolha e enviam pelo correio a cédula a Roma, onde é feita a contagem dos votos”.
O senador ressaltou ainda que o voto é opcional, porém cerca de 37% dos eleitores brasileiros votaram, sendo que recebeu mais de 29 mil votos. Agraciado como cidadão piracicabano pela Câmara de Vereadores, já que nasceu em Amparo, mas com três anos veio para a cidade, o senador pretende transformar Piracicaba como a capital do seu mandato, que será voltado para o setor industrial. O intuito do parlamentar é promover a interação entre empresários e governo local para trazer as indústrias italianas à Piracicaba, gerando empregos e movimentando ainda mais a economia local e regional. “Este mandato não é uma conquista minha, mas de toda comunidade italiana. Quero com o meu trabalho trazer algum resultado positivo para as duas nacionalidades, por isso estou à disposição de todos, principalmente de empresários que queiram fazer um intercâmbio com a Itália”, afirmou.

Texto: Michelle Bottin

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content