Com o objetivo de garantir um programa voltado aos trabalhadores pelo futuro prefeito de Piracicaba, o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) começou nesta segunda-feira, dia oito de setembro, a entrega da carta de intenções da entidade aos candidatos a prefeito que disputam as eleições municipais deste ano. O candidato a prefeito pelo PT, Antonio José Boldrin, foi o primeiro a receber o documento, na manhã desta segunda-feira, dia oito de setembro, enquanto que nesta terça-feira, dia nove de setembro, a intenção é de entregar ao atual prefeito Barjas Negri, que disputa a reeleição. O presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, diz que a meta é de entregar o documento, com uma série de reivindicações dos trabalhadores, a todos os prefeituráveis ao longo desta semana, para garantir que celebrem um pacto com a entidade para o desenvolvimento de uma pol ítica voltada aos trabalhadores.
Francisco Pinto Filho explica que “;estamos apresentando nossas reivindicações e buscando um compromisso dos candidatos, para que eles firmem um pacto com a classe trabalhadora e o movimento sindical de Piracicaba, com valorização dos órgãos e instituições ligadas ao mundo do trabalho, criando assim uma co-participação, diálogo e sintonia na próxima gestão do futuro prefeito de Piracicaba “;. Da entrega ao candidato do PT também participaram ângela Isabel Ulices Savian (Bancários), Roberto Previde e Carlos Roberto Guerreiro (Comerciários), Fânio Luis Gomes (Alimentação) e José Antonio Fernandes Paiva, que está licenciado da presidência do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região.
No documento, é destacado que o Conespi representa atualmente mais de 100 mil trabalhadores, da ativa e aposentados, de 22 sindicatos filiados, das mais diversas categorias. “;Estamos solicitando que os candidatos incluam em seus programas de governo compromissos para com os trabalhadores de Piracicaba, que contribuem para a manutenção dos direitos e promova qualidade de vida e proteção, uma vez somos a principal ferramenta na geração de riqueza e desenvolvimento para o Munic ípio “;, destaca o presidente do Conespi.
Entre as principais reivindicações está a de que o Conespi seja ouvido na escolha do futuro secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, assim como se crie e incremente programas voltados à geração de emprego e renda, e apóie programas e projetos de defesa dos direitos dos trabalhadores. O Conespi também pede programas de moradias espec íficos aos trabalhadores, assim como a discussão com a entidade, visando ouvir propostas e sugestões para as áreas de segurança, transporte e saúde e educação.
Na área de formação, pede a celebração de convênio de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação para curso supletivo de elevação de escolaridade com duração de um ano, tempo compat ível com o tempo de afastamento da RP (Reabilitação Profissional). Também solicita convênio de cooperação técnica com a Secretaria do Desenvolvimento Social, para os cursos de capacitação em funções como soldador, caldeireiro, etc., para os segurados em programa de RP, a exemplo do que já está sendo feito para a população em geral, assim como negociações para vagas para os segurados em Requalificação Profissional nos cursos da FATEC.
Na área de saúde, é pleiteado convênio de cooperação técnica com o CEREST-Piracicaba para capacitação da equipe de RP da GEx em avaliação de ambientes de trabalho, programas de RP, ergonomia, assim como com o Serviço Municipal de Fisioterapia para implantação de serviço de protetização do INSS e avaliação do potencial laborativo dos segurados em programa de Requalificação Profissional, quando necessário. Também é pleiteado convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Social para desenvolver ações junto às Assistentes Sociais da Prefeitura – CRAS – de pol íticas de Previdência Social.
Francisco Pinto Filho destaca que o conespi pede, ainda, a manutenção e ampliação do Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIV AT) do CEREST -Piracicaba, o qual vem registrando, desde 2003, os acidentes ocorridos no munic ípio, com trabalhadores formais e informais, atendidos nos Hospitais e Prontos-Socorros do Munic ípio, que tem contribu ído para nortear as intervenções nos ambientes de trabalho, assim como a manutenção e ampliação do programa de atenção integral e vigilância do CEREST Piracicaba em suas ações. Também propõe a criação de programa de educação e comunicação popular em saúde do trabalhador, de modo a desenvolver consciência preventiva e de valorização da vida junto ao público alvo (população economicamente ativa de Piracicaba e região).
Integra da Carta:
Piracicaba, 08 de setembro de 2008.
Ilmo Senhor
Antonio José Boldrin
DD. candidato a prefeito de Piracicaba
Nós, do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), entidade que representa mais de 100 mil trabalhadores na base, entre ativa e aposentada, com 22 sindicatos membros, das mais diversas categorias, reunidos em assembléia no último dia 26 de agosto de 2008, aprovamos esta carta aos candidatos a prefeitura de Piracicaba, no sentido de solicitar aos nobres candidatos que incluam em seus programas de governo, compromissos para com os trabalhadores e trabalhadoras de Piracicaba, bem como para com o movimento sindical organizado e órgãos que contribuem para a manutenção dos direitos dos trabalhadores e promovem qualidade de vida e proteção aos mesmos, uma vez que, são a principal ferramenta na geração de riqueza e desenvolvimento para o Munic ípio.
Piracicaba é uma cidade em franco desenvolvimento, gerando empregos para muitas pessoas, e é neste contexto que Entendemos que deva haver um maior diálogo com os sindicatos, para que sejamos ouvidos, para assim ter uma maior participação nas decisões que nos dizem respeito, assim como no dia-a-dia e no futuro de Piracicaba.
Entre os compromissos que reivindicamos, estão:
· que sejamos ouvidos na escolha do titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda;
· criação e incremento de programas votados à geração de emprego e renda;
· apoio aos programas e projetos de defesa dos direitos dos trabalhadores;
· programas de moradias espec íficos aos trabalhadores;
discussão com os trabalhadores, para ouvir propostas e sugestões para as áreas de segurança, transporte e saúde e educação.
· Convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Educação para Curso Supletivo de Elevação de Escolaridade com duração de 1 ano, tempo compat ível com o tempo de afastamento da RP;
· Convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria de Bem Estar Social para os cursos de capacitação em funções como soldador, caldeireiro, etc. para os segurados em programa de RP, a exemplo do que já está sendo feito para a população em geral;
· Negociações para vagas para os segurados em Requalificação Profissional nos cursos da FATEC;
· Convênio de Cooperação Técnica com o CEREST-Piracicaba para capacitação da equipe de RP da GEx em avaliação de ambientes de trabalho, programas de RP, ergonomia;
· Convênio de Cooperação Técnica com o Serviço Municipal de Fisioterapia para implantação de serviço de protetização do INSS e avaliação do potencial laborativo dos segurados em programa de Requalificação Profissional, quando necessário.
· Convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Social para desenvolver ações junto às Assistentes Sociais da Prefeitura – CRAS – de pol íticas de Previdência Social.
· Manutenção e ampliação do Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIV AT) do CEREST -Piracicaba, o qual vem registrando, desde 2003, os acidentes ocorridos no munic ípio, com trabalhadores formais e informais, atendidos nos Hospitais e Prontos Socorros do Munic ípio. Os indicadores estat ísticos de acidentes de trabalho, resultantes das análises deste banco de dados, estão norteando a intervenção nos ambientes e processos de trabalho pelo Movimento sindical, CEREST e de outras instituições na prevenção de novas ocorrências.
· Manutenção e ampliação do programa de atenção integral e vigilância do CEREST Piracicaba em suas ações de:
*capacitação da rede SUS na identificação precoce dos agravos de saúde relacionados ao trabalho e no acompanhamento assistencial dos casos.
*diagnóstico das doenças relacionadas ao trabalho, estabelecimento de nexo causal
e notificação dos casos.
*programa terapêutico de reabilitação profissional e práticas comunitárias em LER-DORT. .
*intervenção sobre os fatores de risco para a prevenção de novos casos nas empresas prioritárias em acidentes de trabalho e LER-DORT.
*atividades de pesquisa, palestras e educação permanente em Saúde do trabalhador envolvendo os Sindicatos de trabalhadores, Empresas e a sociedade
em geral.
· Conforme previsto na Portaria da Rede Nacional de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador – RENAST, propõe-se a criação de programa de educação e comunicação popular em saúde do trabalhador de modo a desenvolver consciência preventiva e de valorização da vida junto ao público alvo (população economicamente ativa de Piracicaba e região). Propõe-se um conjunto articulado de ações educativas e de comunicação com o envolvimento de setores como educação, saúde, universidades, centros de capacitação, CIPAS e serviços especializados das empresas, além das instituições envolvidas (Prefeitura, Min. Do Trabalho, INSS, COMSEPRE, etc).
· Ampliação e efetivação de equipe multiprofissional via iniciativa do Executivo Câmara com proposição de vagas, estrutura funcional, carreira e Concurso
público para estruturação do CEREST –Piracicaba.
Salientamos aos nobres candidatos, que as reivindicações acima expostas são uma confirmação dos tópicos retirados na última “;Semana Municipal de Prevenção a Acidentes e Doenças do Trabalho “;, em sua 13ª edição, tendo com base para o funcionamento adequado, satisfatório e exitoso no que tange a prevenção, a “;Interinstitucionalidade “;, uma vez que sindicatos, poder público e demais instituições devam estar caminhando juntos e programando suas ações coletivamente para podermos resolver de fato os problemas e garantir a integridade e os direitos dos trabalhadores.
Assim, encaminhamos compromisso aos candidatos, para que, na ocasião de sua concordância e assinatura, possam firmar certamente um pacto com a classe trabalhadora e o movimento sindical de Piracicaba entendendo que esta atitude perpassa pela valorização dos órgãos e instituições ligadas ao mundo do trabalho, criando co-participação, diálogo e sintonia na próxima gestão do futuro prefeito de Piracicaba.
FRANCISCO PINTO FILHO
Presidente
Eu, Antonio José Boldrin, candidato a prefeito pela Coligação “; Piracicaba Pode Ser Melhor “; PT – PHS, assumo o compromisso , se eleito, de atender o acima exposto.
ANTONIO JOSé BOLDRIN
Candidato
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124