Em reunião na manhã do dia primeiro de junho, os dirigentes sindicais da base da Federação e a direção do Unibanco debateram diversos assuntos de interesse dos funcionários e resolveram estabelecer canais de interatividade entre os sindicatos e a empresa. A informação é do presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, que coordenou a reunião.
Participaram da reunião 21 dirigentes sindicais de onze sindicatos filiados: Campinas, Franca, Jaú, Piracicaba, Ponta Porã, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tupã e Votuporanga. De Piracicaba participaram, além de Paiva, os diretores Odair Balioni, Ol ívia Brossi e João Francisco Elou, enquanto que o Unibanco esteve representado por Cezar Augusto, Gerente Executivo, Sérgio Fagerman, Superintendente de RH, e Carlos Alberto Sobrinho, Gerente de Relações Sindicais.
Entre as deliberações estão:
1. Para as demandas emergentes do dia-a-dia da base dos sindicatos -; contato direto com a gerência de relações do trabalho (relações sindicais e CCP), Carlos Alberto Sobrinho (Fones: 11 3584-4804 e 3584-1040 e-mail: Carlos.sobrinho@unibanco.com.br);
2. Para as demandas “;temáticas “;, entre elas: previdência, segurança, saúde, remuneração e benef ícios, assédio moral – foi institu ído o fórum de relações sindicais entre a Federação e o Unibanco, com reunião bimestral (ordinária).
O banco ainda se propôs a analisar e encaminhar pelos canais acima mencionados as seguintes demandas:
1. Contratação de empresas terceirizadas, cujos empregados vêm desenvolvendo atividades de bancários;
2. Necessidade de valorização do papel das portas automáticas na segurança das agências;
3. Adotar medidas para impedir o transporte de “;malotinhos “; pelos funcionários do banco para preservar a segurança;
4. Fim das metas para os caixas em expediente de atendimento aos clientes (no caixa);
5. Combate ao assédio moral;
6. Rediscutir o acesso aos funcionários e dirigentes sindicais à comunicação eletrônica do banco;
7. Análise da necessidade de acompanhante nos atendimentos médicos hospitalares (internações), principalmente na recuperação pós-operatória.
Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124