Conferência Interestadual dos Bancários define pauta da categoria para etapa nacional
A cidade de Marília foi palco, nos dias 2 e 3 de julho, da Conferência Interestadual dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, organizada pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (Feeb SP/MS). O encontro reuniu cerca de 200 dirigentes sindicais de 22 sindicatos filiados, em dois dias intensos de formação, debates e deliberações que preparam a categoria para os desafios do próximo período.
A abertura oficial contou com a participação do presidente da Feeb SP/MS, David Zaia, que destacou a importância da mobilização sindical diante de um cenário político e econômico cada vez mais desafiador. O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan), marcou presença com 18 representantes da categoria, entre eles o presidente da instituição, José Antonio Fernandes Paiva, a vice, Angela Savian, os diretores, Valéria Merlos Ruiz, Murici Tondato, Lucas Passos de Lima, Paulo Cherles Manarin, Paschoal Verga Júnior, Marcelo Abrahão, Rui Roberto Pezolatto, Agnaldo Roncasaglia, Letícia Peres Françoso, Cláudio Fernandes Dias, Fernando Augusto Medrado Aguiar Neto, Pedro Mariano Braz, além das assessoras, Gabrieli Menegati, Dafni Fernanda e Luciana Oliveira.
A programação teve início com o curso “Regulação da Saúde Suplementar”, ministrado pela especialista Luciana Moreira, que abordou os limites da atuação da ANS, os modelos de planos de saúde e os obstáculos enfrentados pelos bancários no acesso a serviços de qualidade. O tema serviu como base para aprofundar um debate fundamental: o direito à saúde e o papel dos sindicatos na proteção dos trabalhadores.
Paiva, presidente do Sindban comemora o sucesso da Conferência, “quero começar destacando a importância da nossa participação na Conferência Interestadual dos Bancários, realizada aqui em Marília. O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região veio com uma delegação forte, com 18 representantes, todos comprometidos com os debates e com a construção de propostas que fortaleçam a nossa categoria. E posso afirmar com tranquilidade: os diretores do SindBan se destacaram nas discussões, contribuindo ativamente, seja nas reuniões por banco, nas plenárias ou nas rodas de conversa entre os colegas de outras regiões”, comemora Paiva.
Nós mostramos, mais uma vez, que o SindBan está alinhado com os grandes temas do presente e do futuro do trabalho bancário. Discutimos o avanço da digitalização, os impactos da inteligência artificial, as ameaças que vêm com a pejotização e a pressão por metas abusivas. Mas também mostramos que é possível olhar para a tecnologia como oportunidade — desde que os bancos assumam seu papel e ofereçam condições reais para que os bancários se qualifiquem, estudem, se aprofundem e se especializem.
A inteligência artificial, por exemplo, pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o atendimento, reduzir a sobrecarga e ampliar o conhecimento. Mas para isso ela precisa ser tratada como aliada dos trabalhadores — e não como instrumento de substituição ou descarte de pessoas. Essa foi uma das nossas mensagens aqui em Marília: não aceitamos um processo de modernização que deixe os trabalhadores para trás.
O presidente do Sindban está otimista quanto ao resultado da conferência, “voltamos para Piracicaba mais preparados, mais conectados com os desafios da nossa base, e com a responsabilidade de levar à Conferência Nacional, em agosto, uma pauta que tenha legitimidade, que nasça da escuta, da vivência e da mobilização. O SindBan segue firme na defesa dos direitos, da saúde, da dignidade e do futuro dos bancários e bancárias da nossa região”, conclui Paiva.
A conferência também promoveu reuniões segmentadas por banco, público e privado, nas quais foram discutidas questões como reestruturações, demissões, terceirizações, fechamento de agências, pejotização e metas abusivas.
Durante a plenária geral, os delegados aprovaram o conjunto de reivindicações que será levado à etapa nacional. Os temas debatidos refletiram a realidade vivida nos locais de trabalho, como os impactos da digitalização e da inteligência artificial no setor bancário, a necessidade de regulamentação do sistema financeiro, a luta pela redução da jornada sem corte de salários, a importância da formação política, a comunicação sindical em tempos digitais, novas estratégias de mobilização e a defesa da saúde e das condições de trabalho.
Presidente do SindBan, Paiva liderou os trabalhos da delegação de Piracicaba
Delegação de Piracicaba contou com diretores e assessores do SindBan
Breda e Paiva lideraram a mesa de debates no período da tarde na Conferência Interestadual em Marília
Diretores do SindBan protagonizaram o debate em Marília
Diretora do SindBan, Letícia Peres Françoso pontou temas relevantes para a categoria
Plenária aprovou por unanimidade os itens de pauta que serão debatidos no próximo encontro