Letícia Peres Françoso deixa presidência do Conselho e agradece por sua participação

Na segunda-feira (24), foi realizada a posse dos conselheiros do Conselho Estadual Para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, mandato 2025 a 2027. A diretora do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan), Letícia Peres Françoso, esteve na cerimônia. Na posse, estiveram ainda, a deputada estadual, Andrea Werner, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, além do defensor público, Davi Failde.

Letícia Peres Françoso, que presidiu o Conselho por dois mandatos, deixou recentemente a posição, cargo que assumiu inicialmente após a vacância causada pelo falecimento do então presidente Chico Pirata. Sua saída foi marcada por uma cerimônia emocionante, em que ela expressou sua gratidão pela oportunidade de liderar e por sua participação em um fórum de grande relevância para a sociedade.

Durante a posse dos novos conselheiros, Letícia, também diretora do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, fez um discurso emocionado. Após a audiodescrição, ela refletiu sobre os tempos desafiadores em que vivemos. “Estamos vivendo tempos difíceis, onde tentar fazer o certo nem sempre é bem recebido com gratidão ou alegria. Hoje, estamos dando posse a novos conselheiros, pessoas que estão aqui com o propósito de servir à sociedade, não a si mesmas. Uma sociedade que precisa de auxílio, orientação, capacitação e acolhimento”, afirmou a diretora.

Letícia destacou que, apesar das diferenças de origem, crenças e opiniões, todos devem estar unidos por um objetivo comum: lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva. “Nem todas as tentativas vão dar certo, mas é preciso se reorganizar, se reposicionar e seguir em frente”, completou Françoso.

Ela também citou um trecho de Cecília Meireles, reforçando sua mensagem de persistência: “Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar”. A frase, para Letícia, resume a necessidade de coragem e resistência diante dos desafios. Ela pediu aos conselheiros que permaneçam fiéis aos seus princípios, sem esquecer suas origens e os objetivos de seu trabalho.

Françoso concluiu seu discurso lembrando que é dever dos conselheiros lutar pela implementação de leis já consolidadas e por aquelas que ainda estão em processo de consolidação. Destacou, ainda, a importância do papel dos conselheiros nesse processo de construção de um futuro mais justo e igualitário.

Finalizando, ela reforçou o slogan fundamental do movimento: “Nada sobre nós sem nós”, um lembrete da importância da inclusão e da participação ativa de todos nos processos de decisão que impactam a sociedade.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content