Café da Manhã na nova Sede

Neste sábado 22/10, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN) completa 63 anos de atividades em defesa da categoria e da classe trabalhadora. Como forma de comemorar a data, a diretoria SINDBAN promoveu nesta sexta-feira um café da manhã no local onde será anova sede da entidade a partir do mês que vem.

Foi uma forma de integrar diretores e convidados ao novo espaço que começa a ser organizado para receber bancárias de bancários de forma muito organizada e um ambiente muito aconchegante e no centro da cidade. A nova sede fica na Rua Boa Morte, 1457.

“A nova sede é fruto das negociações que fizemos que envolvem a venda dos imóveis onde estamos hoje para uma construtora e a aquisição de um imóvel de alto padrão que receberá ainda melhor toda a nossa categoria, num local privilegiado no centro da cidade”, comentou Paiva, presidente do SINDBAN.

História – A história de luta do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) começa em 22 de outubro de 1959, quando um grupo de bancário, liderado pelo bancário do Bradesco, Gelson Aparecido Diniz, decide fundar a Associação dos Bancários de Piracicaba, com a finalidade de dar respaldo à categoria.

Em 1961, a Associação é transformada em Sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas (Banco do Brasil), que permaneceu no cargo até 1964, quando a entidade sofreu intervenção do regime militar.

Em 1965, o sindicato é assumido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comanda a entidade até 1967, assumindo seu lugar Francisco Antonio Nascimento Toledo, que exerceu o cargo até 1976. Neste ano, Villar volta como presidente, ficando até 1986.

Foi em 1986, que o jovem bancário do então Banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, com apenas 27 anos, é lançado presidente do sindicato.

Paiva, que já era diretor da entidade na gestão anterior, onde adquiriu experiência por sua forte atuação e respaldo da diretoria, ajudou a construir o movimento “Ano do Despertar Coletivo”, em 1983, e foi peça decisiva na greve de nove dias dos bancários de Piracicaba, em 1985, que parou a cidade e mostrou a força da categoria.

Ao longo desses anos, o SINDBAN passou a ter atuação ainda mais forte na sociedade e no movimento sindical brasileiro, defendendo os interesses dos bancários e dos trabalhadores como um todo, participando e liderando a categoria em inúmeras outras greves e manifestações.

Nesses anos, o SINDBAN se caracterizou como entidade de luta e defesa dos bancários e na construção de uma sociedade mais justa, se envolvendo em diversas atividades culturais, esportivas, educacionais, assim como nas áreas de saúde, transporte, segurança e, principalmente, na organização dos trabalhadores e nas lutas por seus direitos.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content