Aumento real nas cláusulas econômicas, manutenção do emprego e dos direitos, combate ao assédio moral, saúde e condições de trabalho, igualdade de oportunidades e teletrabalho negociado. Essas foram as principais pautas levantadas para a campanha deste ano na consulta realizada pela Contraf.
Esses assuntos foram tratados nas dez rodadas de negociações realizadas desde meados de junho. Infelizmente, o Comando Nacional não teve respostas significativas da Fenaban em relação às reivindicações.
Por isso, o SINDBAN convocou reunião da sua diretoria para debater a campanha nacional e tomar atitudes para pressionar os bancos a apresentar propostas dignas aos bancários e bancárias de todo o país.
Segundo Angela Savian, presidente do SINDBAN, “no caso da Caixa Econômica, por exemplo, houve um retrocesso em relação às questões relacionadas ao teletrabalho acordadas na primeira reunião que tratou o tema e a postura da Caixa na última reunião de negociação”, avaliou.
Foi unânime a postura de que a categoria só aceita a reposição da inflação e aumento real de 5% e reajuste maior nos VA e VR.
Inflação – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 09/08 o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de julho de 2022, que fechou o mês com variação de –0,68%, após encerrar o mês anterior com alta de 0,67%. Com isso, o IPCA acumulado de 12 meses fica em 10,07%, enquanto o acumulado no ano chega a 4,77%.
Atividades – A diretoria do SINDBAN decidiu por uma série de ações nas agências para a próxima semana, levando em consideração a necessidade de um acordo coletivo até o final do mês. Coma a Reforma Trabalhistas, não há mais garantia de manutenção dos direitos do ACT, o que se chamava de ultratividade.
A consulta da Contraf dá conta ainda que (55%) dos bancários estão dispostos a conversar com colegas de trabalho sobre as reivindicações da categoria e (51,8%) concordam em participar de reuniões e assembleias.
“Pedimos que bancários e bancárias participem das atividades e dialoguem com os colegas sobre a importância de nos mobilizarmos por nossos direitos. Recentemente, o Congresso Nacional tentou mexer no nosso Vale Refeição e Vale Alimentação. Então temos uma disputa com os bancos e também com o Congresso que tem poucos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras”, comentou Angela Savian.