A agência do Santander da Rua Moraes Barros, no centro de Piracicaba atrasou sua abertura nesta terça-feira por conta do ato realizado pelo SINDBAN. Em todo o País ações semelhantes estão sendo realizadas.
A pandemia da Covid-19 não acabou, mas o banco está promovendo a volta do grupo de risco ao trabalho presencial e coloca a saúde dos trabalhadores em perigo.
Para Angela Savian, vice-presidente do Sindicato e funcionária do Santander, “determinar o retorno de todos, inclusive as grávidas, ao trabalho presencial é menosprezar a vida e a saúde de seus funcionários no Brasil”, comentou.
Metas abusivas – Outro motivo para a paralisação são as metas abusivas e cobranças desenfreadas, sobretudo do gerente regional que tem deixado as bancárias e bancários do Santander sob muita pressão.
Perfil Bancário – Todos os anos, o SINDBAN realiza a pesquisa “Perfil Bancário”, para obter dados mais fiéis sobre a categoria. Um dos itens da pesquisa está a questão sobre frases ouvidas pela categoria nas agências no último período.
A seguir seguem algumas delas que demonstram o assédio sob a questão submetidos os bancários e bancárias do Santander.
“Precisa pensar bem se quiser sair, porque pode não ter dinheiro pra comer em casa”.
“Você sabe que se não atingir o índice das metas o que pode acontecer”.
“Se você não está contente vai vender Jequiti, Natura, Boticário…”
“Estou preocupado se vai continuar empregada”.
“Chamado do regional: produzir em 1 dia a meta do mês”.
“Inegociável não entregar o que o banco pede”.
“Não vejo você neste cargo hoje, vejo outro perfil”.
Twitaço – Além das ações nas agências um twitaço de toda a categoria chama a atenção do Santander para que respeite mais bancárias e bancários que são, verdades, os responsáveis pelos resultados positivos do banco no País.
Lucro – Em 2021, o Santander registrou lucro líquido gerencial de R$ 16,347 bilhões, alta de 7% em relação a 2020. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio Anualizado (ROAE) do banco ficou em 21,2%, com alta de 0,1 p.p. em doze meses. O lucro obtido na unidade brasileira do banco representou 26,9% do lucro global.