O Instituto do Conselho da Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) se reuniu na manhã desta terça-feira, 1/2, na sede do SINBAN para fazer uma avaliação da conjuntura política e econômica de 2022, bem como alinhar ações em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.
O presidente da entidade, Wagner comentou sobre as dificuldades que Piracicaba e região vem passando para conseguir mão-de-obra qualificada e atender a demanda do setor produtivo. Também avaliou a dificuldade das negociações nas categorias. “Estamos com muitas dificuldades em conseguir reajustes que os trabalhadores merecem. Precisamos reforçar nossa mobilização para garantir os direitos das nossas categorias”, comentou.
O vice-presidente do Conespi e presidente do SINDBAN avaliou a iniciativa da entidade de buscar negociar com o apoio a Câmara a redução da tarifa de ônibus. “Já no início do ano buscamos apoio da Mesa Diretora da Câmara e depois conversamos com o governo sobre alternativas para não jogar nas costas dos trabalhadores e trabalhadores o reajuste da tarifa de ônibus. Conseguimos importante conquista de manter a tarifa a R$ 4,90 para que tiver cartão do transporte coletivo”, disse.
O Conespi quer continuar o diálogo com o Executivo Municipal no sentido de tentar reduzir ainda mais a tarifa.
Servidores – Também esteve na pauta o debate sobre as gratificações para os trabalhadores da Saúde e da Educação. Por iniciativa do Sindicato dos Municipais, foi aprovado na Câmara as gratificações para os servidores afastados por covid que foram impedidos pela doença de cumprir suas funções. O governo vetou, a Câmara Municipal derrubou o veto e agora o Prefeito levou o assunto para a Justiça.
No entendimento do Conespi, o governo municipal deveria pagar as gratificações, pois elas inclusive não gerariam despesas extras por já estarem previstas no orçamento.
Bancários – Paiva apresentou o cenário da contaminação por covif-19 na categoria e fez um apelo aos dirigentes sindicais para que busquem as agências apenas em último caso. Cerca de 120 bancários já formam contaminados em 2020. Boa parte dos bancários estão em home office e muitas agências já foram fechadas por conta da contaminação de seus funcionários.
Por fim foi aprovado calendário mensal de reuniões da entidade. O próximo encontro será realizado no Sindicato dos Comerciários.