Os diretores do Sindban Let ícia Françoso e Cesar Nascimento, da Secretaria de Assuntos PCD do Sindicato, participaram nesta quinta-feira, 4/2 de reunião com a Diretora de Comunicação da Câmara Municipal de Piracicaba, Valéria Rodrigues, com as servidoras érica Dinis e Jandira Souza – de forma remota -, que compõe o Grupo de Trabalho Interno do projeto “;Câmara Inclusiva “;.
Na pauta estava a apresentação do projeto “;Bancário Eficiente “;, que realizou profundo levantamento sobre as condições de acessibilidade e de inclusão do bancário com deficiência em 67 agências bancárias da base do Sindban.
O relatório desse estudo cobrou dos bancos uma série de ações previstas em lei e também outras que contribuem para o conforto e acessibilidade no atendimento de pessoas com mobilidade reduzida e PCDs.
“;Muitas mudanças já foram realizadas, como a instalação de banheiros adaptados, de piso podotátil, botoeiras e elevadores, mas ainda falta muita coisa para fazer “;, comentou Let ícia.
Segundo César Nascimento, a cobrança continua. “;Este ano tivemos uma reunião com o gerente de Log ística da Caixa Econômica Federal para apresentar o relatório e cobrar ações do banco que servem tanto para os funcionários como para os clientes “;, explicou.
Parlamento Aberto – O interesse da Câmara se dá por conta do Programa “;Parlamento Aberto “;, que vem sendo implantando desde 2019 e que inclui o projeto “;Câmara Inclusiva “; que tem o mesmo objetivo do projeto do Sindban de adequar as instalações da Câmara Municipal.
“;Não dá para implantar um projeto como o nosso sem dialogar com as pessoas que serão beneficiadas e com quem entende do tema. Por isso foi muito importante conhecer melhor o projeto do Sindban. Aprendemos muito hoje e vamos levar em consideração esse aprendizado ao implementarmos o que for necessário na Câmara “;, comentou Valéria.
A Câmara já prepara licitação para a introdução da a tecnologia closed caption, conhecida como legenda oculta, que permitirá que as pessoas com deficiência auditiva acompanhem a programação.
Desde agosto de 2018, a Câmara também incluiu na programação da TV Câmara o serviço de intérprete de Libras, a L íngua Brasileira de Sinais, nas reuniões ordinárias e extraordinárias, audiências públicas obrigatórias por lei e nos projetos especiais de grande relevância
Além de dialogar com representantes das pessoas com deficiência, antes de iniciar as adequações, a Câmara pretende contratar uma empresa para que fazer um levantamento técnico das necessidades para, enfim, justificar as ações.
Conselhos – A diretora do Sindban, Let ícia Françoso ainda é presidenta interina do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD) e integrante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, assim como Cesar Nascimento.