A frase “;Caixa, o banco de todos os brasileiros “; nunca foi tão apropriada para definir a atuação da instituição neste ano. Na pandemia, a Caixa foi responsável por atender mais de 120 milhões de pessoas para receber os benef ícios emergenciais. Também desenvolveu, em tempo recorde, um aplicativo para operacionalizar o pagamento, fazer transferências e compras.
O banco público promoveu a bancarização de 38 milhões de cidadãos que eram invis íveis para o Governo. A execução deste trabalho só foi poss ível porque na linha de frente estavam atuando os empregados da Caixa.
Para garantir à população uma condição de enfrentar a crise da pandemia, os bancários se desdobraram em jornadas exaustivas, sofrendo riscos de contaminação nas agências lotadas e com quadro reduzido de trabalhadores. E foi neste per íodo em que a direção do banco e o Governo promoveram as mais desrespeitosas ações contra a Caixa e os empregados.
Pressão por metas desumanas – Nos meses de auge da pandemia e de aglomerações nas agências, os empregados tiveram que lidar com mais pressão. A informação que circulou nas agências dava conta do aumento de 200% da meta na maior parte dos produtos e indicadores no Conquiste, o sistema de mensuração e acompanhamento de resultados do banco.
Privatização – Em agosto deste ano o governo editou a Medida Provisória 995, que privatiza a Caixa por meio de suas subsidiárias. A medida perdeu a validade em dezembro, mas o per íodo de vigor da MP foi suficiente para preparar áreas essenciais do banco para privatização, como as ligadas à Caixa Seguridade e, inclusive, o banco digital.
E é por tudo isso que lançamos esta campanha para valorizar quem realmente merece o reconhecimento por atender mais da metade da população brasileira.