Foi extremamente rica a palestra do ex-diretor do Dieese (Departamento Intersindical de Estat ística e Estudos Socioeconômicos), Clemente Ganz Lúcio.
Ele abordou a necessidade do sindicalismo compreender melhor a realidade do mundo do trabalho que sofreu mudanças muito significativas, sobretudo em relação às tecnologias.
Enfatizou ainda a urgência da união das centrais e sindicatos para enfrentar o ataque do governo federal ao sindicalismo e aos direitos de trabalhadoras e trabalhadores.
Para ele é preciso repensar toda a organização sindical brasileira. O vice-presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, José Antonio Fernandes Paiva, comentou a experiência do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) que permite um diálogo entre várias categorias.
A presidenta Interina do Sindban, Angela Ulices Savian contribuiu com o debate ao mostrar dados da pesquisa Perfil Bancária que traz dados important íssimos para que o sindicato possa conhecer melhor as angústias e desejos da categoria.
No final das atividades deste primeiro dia de congresso, os diretos do Sindban distribu íram a tese elaborada pelo sindicato, como forma de contribuição para os debates.