O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região juntamente com o conselho das entidades Sindicais promoveu nesta sexta-feira (22/03) um ato em Defesa da Previdência Social, como forma de mobilizar os trabalhadores e a sociedade sobre os direitos dos trabalhadores. O manifesto aconteceu em frente da agência da Previdência Social na rua XV de Novembro e utilizou uma faixa da via, permitindo o fluxo de ve ículos.
A atividade reuniu mais de 100 entre representantes dos movimentos sindicais e sociais de Piracicaba e também da população que aderiu ao ato. Durante a amanhã uma aula sobre as maldades da Reforma foi feita pelos oradores, explicando as mudanças e os pontos da proposta do governo. Além disso, uma equipe técnica no local efetuou e entregou os interessados o cálculo da aposentadora com um comparativo da regra atual com a da Reforma.
Para o Presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, somente a mobilização dos trabalhadores como a realizada em 2016 poderá evitar a aprovação da proposta pelo governo federal. “;Em 2016 nós em Piracicaba já não nos omitimos, integramos o movimento nacional, e sa ímos às ruas, ocupamos os espaços e ajudamos a engrossar o movimento que aconteceu em diversas partes do Pa ís, contribuindo para evitar que a reforma da Previdência fosse aprovada e, mais uma vez, vamos utilizar todos os instrumentos poss íveis para tentar barrar mais esta investida do governo contra os trabalhadores “;, ressalta.
“;Não é o trabalhador que prejudica a previdência, é a má gestão e a corrupção. Sabemos que não haveria déficit se Já veio uma reforma trabalhista para prejudicar, agora a da previdência. Aonde o Brasil vai parar “;, questiona.
Campanha contra reforma da Previdência
O presidente do Conespi, Wagner da Silveira, o Juca dos Metalúrgicos, conta que a diretoria executiva da entidade decidiu, de forma extraordinária, em reunião virtual realizada nesta semana, realizar a manifestação para deixar claro que o movimento sindical de Piracicaba não concorda com a reforma da Previdência. “;Vamos sair às ruas, dizer não à reforma da Previdência, que pela proposta do governo fará com que o homem se aposente somente aos 65 anos de idade e as mulheres aos 62 anos, isso após 40 anos de contribuição “;, destaca.
Debates, palestras, audiências públicas e programas especiais para televisão serão atividades que o vereador Matheus Erler (PTB) e o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) desenvolverão em parceria com o objetivo de levar à sociedade os efeitos da reforma da Previdência Social proposta pelo Governo Federal. Como parte das atividades do Fórum Permanente do Direito Previdenciário, do Idoso e do Trabalho, a campanha iniciada em 2016 tem contribu ído para o esclarecimento da população.
A proposta é que, até a votação em Plenário na Câmara dos Deputados, seja realizado o maior número de atividade para evidenciar os problemas que os representantes dos trabalhadores apontam na proposta. “;Mulheres, pessoas com deficiência, todos beneficiários do INSS perdem com o que propõe o governo. é uma reforma nefasta, que acaba com o Estado Social de Direito no pa ís “;, disse.
Com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta (MDB), o vereador Erler disse que o Legislativo colocará à disposição da TV Legislativa para produção de debates com especialistas com intuito de tirar dúvidas e ampliar o debate sobre a reforma. “;Faremos programas temáticos, vamos discutir, por exemplo, a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição e tantos outros pontos que a população, quando ciente, fica estarrecida com tamanha atrocidade “;, reforçou o vereador, que também é assessor previdenciário.