Na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região participou e atuou junto ao Conespi -; Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba do Seminário de análise e formação sindical, que foi realizado no Clube do Sindicato dos Papeleiros.
Na oportunidade representantes dos sindicatos que compõe a entidade receberam para fazer explanações contará com as presenças do professor da Unicamp, o prefeito Barjas Negri, que já foi ministro da Saúde e presidente da CDHU, e do consultor sindical e membro do DIAP, Joao Guilherme Varjas Neto, que abordarão, respectivamente, a conjuntura econômica, pol ítica e social. De acordo com o Presidente do Sindicato dos Bancários, e vice-presidente do Conespi, José Antonio Fernandes Paiva, esse encontro tem por objetivo decidir e traçar os rumos do conselho em 2019-2020, “; O seminário visou que nós dirigentes, principalmente os que estão envolvidos em fóruns de debate da cidade a fim de delinearmos os nossos passos e pensarmos numa forma de participação ainda mais atuante em todas as frentes “;, comenta
O Prefeito da cidade de Piracicaba, Barjas Negri participou do evento para fazer uma análise de conjuntura econômica, em sua fala tratou dos problemas enfrentados pelo pa ís após a recessão, e da dificuldade da recuperação da economia. “;Em Piracicaba nós também sofremos com essa recessão, porém temos visto uma recuperação sendo alavancada pela indústria, movimento que esperamos que persista em 2019 e fomente o desenvolvimento.
Já o Consultor Sindical, João Guilherme Neto, tratou de todo o cenário pol ítico e sindical, em sua fala ele enalteceu os impactos negativos da deforma trabalhista para os trabalhadores, e a articulação realizada para derrubar as organizações de trabalhadores. “;O fim do imposto sindical é mais do que algo para destruir o financiamento sindical, mas sim algo que atingiu diretamente a imagem das entidades de trabalhadores, pois a forma que essa contribuição foi colocada surtiu efeito negativo nos trabalhadores, o que favorece a precarização do trabalho. Estamos em recessão, e isso é um fato, por isso é o momento de reconstruirmos, de nos reinventarmos e unirmos mais ainda “;.
João ainda completou parabenizando o Conespi pelo seu empenho e articulação, “;Não existe no Brasil outra entidade pensando no futuro, e se articulando para continuar trabalhando em defesa da classe trabalhadora. Esse seminário é uma prova que vocês estão num caminho certo para existir, resistir e se reinventar “;, conclui.
O presidente do Conespi, Wagner da Silveira, o Juca, destaca que o seminário visa capacitar os dirigentes sindicais e, ao mesmo tempo, definir ações em defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários, assim como definir a atuação dos sindicatos nos conselhos, fóruns e atividades onde os interesses dos trabalhadores estejam envolvidos. “;Sem dúvida, este seminário visa capacitar nossos dirigentes para os desafios do dia a dia, assim como para fazer os enfrentamentos neste momento em que os trabalhadores estão tendo seus direitos ameaçados, tanto na questão trabalhista como previdenciária “;, destaca Juca.