Todo ano é a mesma história. O verão chega e as altas temperaturas da estação transformam muitas agências em verdadeiros infernos devido à falta de manutenção nos sistemas de ar-condicionado. Esse cenário repete-se sempre com a mesma certeza do nascimento do Sol e atinge trabalhadores e clientes do setor mais lucrativo da economia.
Somente em 2018, o Sindicato recebeu 37 denúncias de agências com problemas com o ar condicionado. Diante do problema e da falta de ação dos departamentos responsáveis pela manutenção da infraestrutura dos bancos, os dirigentes sindicais atuam buscando soluções junto ao banco, ou paralisando as atividades para não lesar os funcionários.
A Norma Regulamentadora 17 estipula que a temperatura do ambiente de trabalho deve ser mantida entre 20ºC e 23ºC. As NRs são determinações obrigatórias feitas pelo Ministério do Trabalho para garantir a segurança e a saúde do trabalhador. Caso descumpridas, podem acarretar em punições para a empresa.
Mas é bastante comum encontrar agências bancárias com temperaturas superiores a 30 graus por conta de sistemas de refrigeração do ar pifados ou funcionando inadequadamente.
“;O calor ambiental em atividades laborais leva a um desconforto muito grande, sonolência, dificuldade de concentração, e até a casos de desidratação “;, comenta Olivia Brossi, Coordenadora do Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida.
“;é um descaso do setor mais lucrativo da sociedade, pois os trabalhadores não produzirão o exigido em um ambiente insalubre de temperaturas elevadas, e os clientes não terão vontade de fechar negócios dentro de locais que se assemelham a verdadeiros fornos “;, afirma a secretária de Saúde do Sindicato e bancária do Itaú, Olivia.
Denuncie!
O dirigente lembra o lucro bilionário dos bancos gerado pelos juros e tarifas exorbitantes cobrados dos clientes.
“;Não tem desculpa para os bancos na demora da substituição dos equipamentos de refrigeração do ar. Vamos intensificar as atividades para evidenciar o problema, mas é importante que os trabalhadores denunciem ao Sindicato para que possamos encaminhar os casos à Secretaria Regional de Trabalho e Emprego, Cerest, entre outros “;, reforça o Presidente do Sindicato dos Bancários, José Antonio Fernandes Paiva.
As denúncias podem ser feitas diretamente a um dirigente sindical, ou clicando aqui, pelo telefone (19) 3417-1333 ou ainda através do WhatsApp (19) 99791-5542
Veja telefones e endereços das regionais aqui. O sigilo do denunciante é garantido.