Na manhã desta segunda-feira, 18 de junho, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba recebeu a reunião mensal da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist), representando o SindBan, esteve presente a diretora Olivia Brossi. A comissão reúne entidades sindicais, patronais e o poder público.
Na oportunidade a Secretária do Cist, e Coordenadora do Cerest, Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Piracicaba apresentou os novos técnicos da equipe. São cinco novos membros do Cerest que passam a integrar o Centro. Com isso, foram apresentados o plano de trabalho e atividades do Cerest em 2018 já integrando os novos profissionais. “;Temos uma grande demanda e uma equipe pequena, por isso realizamos esse planejamento a fim de operacionalizar o maior número de ações. Os novos técnicos são das áreas de: Engenharia da Segurança do Trabalho, Psicologia, Administrativo e Fisioterapia “;, comenta.
O Coordenador da Comissão e Presidente do Sinticompi, Milton Costa ressalta a importância do Cerest trabalhar em conjunto com os sindicatos. “;As entidades sindicais e a Cist tem que ser parceiras, é muito importante esse trabalho conjunto, pois os sindicatos possuem dados e informações primordiais para a comissão, e em contrapartida a fiscalização do Cerest é indispensável para garantir as condições de trabalho “;, comenta.
Projeto de Lei -; Motociclistas
Um projeto da Cist é o projeto de lei que regulamenta a atividade dos motociclistas em Piracicaba, para este foram mais de 5 anos de pesquisa de campo e estudos. No momento o projeto de lei encontra-se aguardando a aprovação o Legislativo piracicabano. De acordo com a dirigente sindical, Olivia Brossi, esse projeto é de imensa importância para a saúde desta categoria.
SEMPAT 2018
Os representantes do Cerest compartilharam as ideias para a Semana Municipal De Prevenção De Acidentes De Trabalho que será realizada de 11 a 13 de setembro. Como temas principais deste ano a reforma trabalhista e sua interpretação para trabalhadores, empresários, magistrados será o tema do primeiro dia, já no segundo a reforma previdenciária e fechando o tr íduo os impactos da reforma na saúde do trabalhador.
De acordo com a diretora Olivia um dos grandes desafios da Cist é continuar atuando mesmo com as Intempéries da Reforma Trabalhista. “;Para nós trabalhadores 2018 será um ano de muita luta e de fortalecimento, além disso é claro, um momento de se reinventar. Por isso, estamos pensando formas de fortalecer e manter a forte atuação da comissão “;, comenta.