Na noite da última quinta-feira, 25 de maio, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região realizou a 4ª edição do curso de paternidade responsável. Em pauta dos desafios da paternidade e nova rotina com o bebê. Trocar frauda, pegar o bebê com segurança e do jeito certo para a mamadeira ou mesmo no banho são técnicas que nem todos dominam, ainda mais os pais de primeira viagem.
Ainda foram abordados temas como a divisão de tarefas entre homens e mulheres, especialmente, depois da chegada do bebê. O próprio curso será realizado no próximo semestre. De acordo com a vice-presidente do SindBan, responsável pela realização do curso, Angela Savian, neste ano a turma foi extremamente participativa. “;Nesta edição contamos com uma turma participativa, contamos com a presença das próprias gestantes que puderam vislumbrar de perto o quanto os maridos podem dividir as tarefas dos cuidados com o bebê e também com a casa “;, comenta.
Nesta 4ª edição o curso teve a presença de 6 pais, e 3 gestantes. Ministrado em conjunto pela técnica de enfermagem Fernanda Teles Bonatto Dorta, a Psicóloga Nahara Ribeiro, e pela dirigente sindical, Angela Savian, o curso é voltado para homens que vão ser pais em breve ou pretendem ser pai no futuro, porque o certificado não tem data de validade.
O conteúdo programático do curso aborda saúde do bebê, direitos e deveres dos pais em conformidade com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), entre outros tópicos relacionados.
O curso é uma exigência para se obter licença-maternidade de 20 dias, uma conquistada da Campanha Nacional Unificada de 2016. As aulas são presenciais atendendo à cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários. O direito foi determinado pela Lei 12.257, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 8 de março de 2016.