Ponta pé inicial para a Campanha Salarial: SindBan participa do Erban 2018

Ponta pé inicial para a Campanha Salarial: SindBan participa do Erban 2018

Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul sai na frente nas discussões sobre a Campanha Salarial 2018

Na terça-feira, 24, foi realizado o Encontro Regional dos Bancários (Erban), em Caraguatatuba, da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS). O SindBan mais uma vez marcou presença nas discussões sobre a situação da categoria bancária, sobre a atual conjuntura do pa ís, o panorama econômico para a luta por melhores salários, segurança e condições de trabalho, visando a Campanha Salarial 2018.

Dentre os principais assuntos debatidos no ERBAN (Encontro Regional de Dirigentes Sindicais) temas como: remuneração, saúde e condições de trabalho, emprego e liberdade sindical, além de estratégias de campanha. Esta será a primeira campanha salarial após o desmonte da Reforma Trabalhista e da tentativa de desvalorização do movimento sindical.

O SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) conta com a maior comitiva do Encontro, composta por 20 integrantes, entre diretores e assessores. Além de Piracicaba, participaram dirigentes sindicais das cidades Rio Claro, São Carlos, Jau, Ribeirão Preto, Franca, Três Lagoas, Ponta Porá, Andradina.

A Reforma Trabalhista e a situação pol ítica do Brasil foram destaque do Erban. Como componente da mesa de debates, o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, falou das consequências que a aprovação do projeto teve nos trabalhadores, como o desemprego, baixos salários e o aumento de acidentes de trabalho.

Autocr ítica -; Paiva falou sobre a necessidade de união do movimento sindical diante do cenário pol ítico atual e das ameaças a democracia e aos trabalhadores. “;Neste ano temos um processo de extrema retirada de direitos e nós precisamos pensar, refletir e agir da melhor forma para não aceitar que isso ocorra. A nossa meta tem que ser, nenhum direito a menos. Afinal quem está somando perdas são os trabalhadores, os bancários, visto que o lucro do sistema financeiro está em alta. Precisamos nos organizar, saber quais ferramentas utilizamos para construção de novas lutas contra os banqueiros, e para isso temos que ter em mente a defesa de nossa democracia e também de um cenário pol ítico neste ano eleitoral que defenda o trabalhador “;, comenta.

Metas – Além disso, Paiva expôs os dados coletados pela pesquisa Perfil Bancário que aponta o crescente número de assédio moral dos bancos devido às metas abusivas. “;Os bancários estão morrendo dentro dos bancos! Estão lançando mão de remédios controlados, e vivem em extrema tensão, em nossa pesquisa registramos mais de 20% de relatos de assédios nas agências, precisamos garantir que isso pare, pois afeta diretamente a saúde do trabalhador “;, comenta.

Grupos de discussão – Atualização das reivindicações da categoria foram discutidas durante o Encontro. Na pauta, assuntos como remuneração e emprego, saúde, segurança e igualdade de oportunidades. Dirigentes sindicais buscam melhoria de salários, benef ícios, planos de carreira, contratação de negros no sistema financeiro, PLR, mais empregos, estabilidade e liberdade sindical.

No grupo que tratou sobre Emprego, os dirigentes, Marcelo Abrahão e Eliana Cambraia defenderam a importância de se manter a homologação sendo realizadas no Sindicato. “;Numa homologação feita dentro da empresa não se é poss ível garantir o melhor para o funcionário, em muitos casos o próprio bancário pode não saber de seus direitos e ser lesado “;, comentam.

Sobre as cláusulas de saúde, as diretoras Let ícia Françoso e Ol ívia Brossi, ressaltaram a importância do fim de locais de trabalho insalubres, e também deliberam sobre acidentes de trabalho. “;A ideia é que os acidentes de percurso sejam considerados acidentes de trabalho, visto que os gerentes passam a maior parte do tempo fora das agências, em reuniões e encontros com clientes “;, relatam.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content