Na manhã da última terça-feira dirigentes sindicais se reuniram na sede do Sindicato Dos Técnicos De Segurança Do Trabalho De Piracicaba para debater as demandas dos próximos meses.
Nesta que foi a terceira reunião ordinária de 2018 participaram cerca de 15 entidades sindicais. Em pauta assuntos como energia sustentável, próximas ações da entidade, a importância de valorizar o trabalho do Cerest, contribuição sindical, investimento em m ídias, entre outros. De acordo com o Presidente do SindBan, José Antônio Fernandes Paiva, é o momento de o movimento sindical reagir e mostrar seu trabalho. “;A reforma trabalhista desde sua aprovação tem como intenção clara desmontar os sindicatos e nós precisamos agir, é o momento de nos unir e de mostrar o nosso trabalho, de ir para a rua, de não deixar que nos difamem, que digam mentiras. é mostrar com atitudes “;, afirma.
O presidente do Sindicato dos Trabalhares da Construção Civil (Sinticompi), Milton Costa, comentou sobre o instrumento que é o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba, e como os sindicatos podem acionar os serviços. “;Nós temos aqui como grande aliado o Cerest, eles estão sempre abertos para ouvir as nossas demandas, estão iniciando um projeto voltado para o comércio, só que muitos não acreditam que eles possam ajudar, e sim eles podem independente do segmento “;, comenta. Concluindo o pensamento de Milton, a diretora do SindBan Heurenice Parizoto, comentou sobre os atendimentos os bancários. “;Nós sempre acionamos o Cerest, temos a diretora Olivia que participa ativamente das reuniões. Nesta segunda-feira por exemplo fizemos uma denúncia sobre as condições de uma agência, e o Cerest já apurou e notificou a instituição “;, completou.
Energia Sustentável
Nesta reunião os dirigentes receberam a presença do Salomão Souza, da empresa Smart Engenharia, que apresentou uma solução para o consumo de energia. Ele comentou os benef ícios da instalação de placas de energia solar nas residências e industrias. “;O nosso grande diferencial é um acordo com no caso a CPFL então esse valor que você gera de energia solar vem descontado na conta, e caso você gere muita energia esse crédito fica acumulado e é debitado nos próximos meses. Além disso, você pode passar esses créditos para outra residência empresa “;, comenta.
A possibilidade que mais chamou a atenção dos presentes foi de se criar uma rede. Ou seja, vários se juntarem e dividirem os custos e os créditos.