SindBan recebe reunião ordinária do Conespi

O SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) sediou na manhã desta terça-feira, 27, a reunião do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba). O gerente-regional do MTE em Piracicaba, Antenor Varolla, participou da reunião e falou da falou dos problemas do MTE de Piracicaba.

A Gerência Regional do Trabalho e Emprego no munic ípio – a Agência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na cidade – está funcionando em situação precária, com 50% do efetivo administrativo. Varolla, relata que o trabalho administrativo na gerência-regional até pouco tempo era feito por oito funcionários, quatro efetivos e quatro terceirizados. Porém, no dia 10 de janeiro venceu o contrato com a empresa que cedia os quatro empregados terceirizados, que, então foram desligados. “;Esses funcionários faziam o trabalho de recepção, que envolve a entrega de protocolos, recebimento de documentação (do público e interna), recebimento de correspondência, orientações ao cidadão, fornecimento de lista de documentos necessários para os diferentes serviços e outras rotinas “;, frisou o gerente-regional.

Segundo o vice-presidente do Conespi, e Presidente do SindBan, José Antônio Fernandes Paiva, o Conselho está pronto para oferecer apoio ao MTE e buscar respostas junto a Superintendência e ao Ministério do Trabalho. “;A nova executiva traz toda a experiência da anterior e temos que defender o MTE e a sua manutenção em Piracicaba, pois este é um órgão que valoriza e cuida do trabalhador “;, disse Paiva.

Na oportunidade os sindicalistas destacaram que o momento é de preocupação e união entre as entidades, pois após aprovação da reforma trabalhista as entidades terão de lidar com grandes ameaças que envolvem a retirada de direitos e um processo de desmonte nas entidades sindicais.

Fânio Lu ís Gomes, presidente do Sindicato da Alimentação, destacou que todos os sindicatos vão precisar de apoio, mas apenas as entidades com trabalho e uma base forte vão continuar.

Os sindicalistas defendem o retorno à base como forma de conscientizar os trabalhadores. Eles destacam que os trabalhadores foram convencidos pelo argumento da geração de novas vagas. Segundo o Presidente do Conespi, Wagner da Silveira, Juca, o momento é de trazer o trabalhador de volta. “;Fazemos tudo com muita dedicação para o trabalhador, precisamos que ele conheça esse trabalho e que assim as entidades de fortaleçam “;, comenta.

Participaram da reunião representantes dos sindicatos dos Metalúrgicos, Alimentação, Trabalhadores Rurais, Motoristas e Transporte Urbano, Condutores de ve ículos, Jornalistas, Técnicos em Segurança no Trabalho, Aposentados, Empregados de Condom ínios, Papeleiros.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content