Valeu a luta: Caixa não será transformada em S/A e continua pública

Valeu a luta: Caixa não será transformada em S/A e continua pública

Decisão do Conselho de Administração aconteceu na última quinta-feira, 7, e representa uma grande vitória para a sociedade brasileira e os empregados do banco nesse momento

Pela segunda vez em pouco mais de um ano os empregados da Caixa e suas entidades representativas conseguiram afastar o perigo de que o banco se transforme em uma sociedade anônima. Na reunião do Conselho de Administração que ocorreu na quinta-feira, 7, o item que propunha a transformação do banco em S/A foi exclu ído do texto a ser votado. Agora o texto final do Estatuto precisa ser aprovado pelos órgãos reguladores.

Na quinta-feira, o SindBan realizou em frente a superintendência da Caixa um ato em prol do movimento nacional de luta pela caixa 100% pública. Agora, com a vitória conquistada é o momento de fortalecer a Caixa a partir da união dos empregados. “;Nós funcionários da Caixa entramos a partir de um concurso, temos o sonho de fazer carreira, o fantasma da privatização destruiria esse sonho, por isso as mobilizações em todo o pa ís foram fundamentais para que o conselho desistisse de votar esta parte do estatuto, agora nós funcionários precisamos aprender com esse momento e manter a união de sindicato e empregados “;, comenta o diretor e funcionário da Caixa, Ubiratan Campos do Amaral.

A vitória do povo em prol da caixa teve como fatores decisivos para a vitória a mobilização de empregados, entidades sindicais e associativas, parlamentares e movimentos sociais organizados, e a importância da posição da direção da Caixa, também contrária à transformação do banco em sociedade anônima. O embate, vitorioso para os empregados e a sociedade brasileira, também vem confirmar a importância da eleição de representantes dos trabalhadores nos conselhos das empresas, pois, mesmo em minoria, é poss ível promover o debate e influenciar nas decisões.

Histórico – A mobilização para evitar que a Caixa se tornasse S/A vem desde o Projeto de Lei do Senado (PLS) 555. à época, uma grande mobilização nacional envolveu empregados de empresas públicas e representantes dos movimentos associativo, sindical e social. O Estatuto das Estatais, ou Lei de Responsabilidade das Estatais, acabou sendo aprovado pelo Congresso Nacional e ainda tem pontos questionados na Justiça, mas a ameaça de transformação em sociedade anônima foi afastada. No entanto, o tema voltou à pauta recentemente, com a justificativa, pela equipe econômica do governo, de que a alteração melhoraria a governança na Caixa. Essa alteração, porém, desrespeitava a própria lei das estatais, e foi questionada pela representante dos empregados em documentos enviados à direção do banco. Paralelamente, audiências públicas em casas legislativas e discussões nos locais de trabalho e sindicatos já vinham alertando para os riscos de uma Caixa transformada em sociedade anônima, abrindo seu capital ou, ainda, sendo privatizada.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content