Uma caminhada e manifesto são as atividade da Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, que este ano tem como lema “;Garantir o direito das pessoas com deficiência é dever de todos “;. A semana começou no dia 18 e prossegue até o dia 23, sábado. A caminhada terá concentração às 8h30, no Mercado Municipal, segue até a Governador Pedro de Toledo e termina na praça da Matriz Santo Antonio. O evento tem apoio do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região).
O vice-secretário de Assuntos da Pessoa com Deficiência do SindBan, César do Nascimento Santos, o Cesinha, que participa do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, explicou que o objetivo da passeata é de mostrar para a população em geral que a pessoa com deficiência tem todas as condições de trabalho, de ir e vir e de contribuir com a sociedade.
“;O foco da Semana neste ano é a acessibilidade, por isso a passeata é uma forma de protestar contra os locais que não têm acessibilidade. A ideia é demonstrar para os empresários população e governo que a pessoa com deficiência é uma cidadão comum, que pode contribuir para a economia, o trabalho e a sociedade “;, diz Cezinha.
Os participantes vão distribuir uma carta aberta à população ao longo do percurso e serão feitas várias intervenções destacando que a deficiência não está nas pessoas, mas no sistema em geral, na sociedade e no preconceito.
Programação
Caminhada e Manifesto pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência
8h30 – sa ída do Mercado Municipal, percurso pela rua Governador Pedro de Toledo até a praça da Catedral de Santo Antonio;
10h30 – ato solene na praça da Catedral que marcará o compromisso do poder público com a garantia dos direitos da pessoa com deficiência;
14h – Oficina de pais “;Olhares poss íveis para a deficiência, os sujeitos e a questão da autonomia social “;. Convidados: Valeria Scaranello (Inclusão/Unimep), professora Gláucia Uliani (PPGE/Unimep). Local: Campus Taquaral. Gratuito.